Na última terça-feira (19), depois de um longo período de seleção, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou o resultado final do programa Centelha/AL. Das 1.234 propostas inovadoras submetidas na primeira fase, apenas 28 ideias de negócio foram selecionadas na terceira e última etapa do edital, que está destinando R$ 1,6 milhão ao fomento de novos empreendimentos no estado.
De acordo com o analista da Unidade de Soluções e Inovações (USI) do Sebrae em Alagoas, Danisson Reis, após a divulgação do resultado final do programa, os 28 projetos selecionados precisam passar por uma etapa de formalização. “Agora, eles terão 60 dias para a formalização dos negócios e também do contrato com a Fapeal para obterem o suporte oferecido”, informou.
“Nesse momento, Sebrae estará auxiliando os selecionados para que eles possam realizar os procedimentos de formalização com segurança. Depois desse processo, eles irão para a pré-incubação com a Fundação CERTI, que acontecerá no segundo semestre”, disse o analista.
O resultado final dos projetos de fomento aprovados para contratação está disponível no endereço eletrônico https://bityli.com/KZ7p6. As propostas selecionadas estão inseridas nas áreas de Manufatura Avançada e Robótica, Tecnologia Social, Internet das Coisas (IoT), TI e Telecom, Automação, Química e Novos Materiais, Design, Inteligência Artificial e Machini Learning, Biotecnologia e Genética e Blockchain.
Os proponentes dos 28 projetos de fomento aprovados, que terão um prazo de execução de até 12 meses a partir da data de contratação, são das cidades de Maceió, Arapiraca e Rio Largo. A publicação do resultado final também apresenta uma lista com 22 projetos suplentes, que também poderão ser contemplados em possíveis situações de desistência, inabilitação de projetos aprovados para contratação e disponibilização de novos recursos.
“Nós chegamos ao final de um grande processo, de um grande movimento de criação, de desenvolvimento, de fortalecimento desse mar de startups que nós queremos criar na economia alagoana, no ecossistema de inovação alagoano. E podemos dizer que os projetos que não foram selecionados ficaram para trás momentaneamente porque outras oportunidades virão”, ressaltou o analista Danisson Reis.
Com o objetivo de transformar boas ideias em negócios de sucesso, o programa Centelha/AL é uma iniciativa da Fapeal em parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (SECTI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Alagoas, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Atendimento Remoto do Sebrae em Alagoas
Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelo portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).
-