ASN AL
Compartilhe

Sebrae e MPT discutem avanços para cadeia produtiva da reciclagem

Evento com foco na sustentabilidade acontece em Maceió, depois de reunir ecossistema do Agreste
Por Maria Clara Tenório
ASN AL
Compartilhe

Nesta quarta-feira (6), o auditório do Sebrae Alagoas foi palco do Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, realizado como parte do projeto Reciclados em Alagoas. Com a cadeia produtiva de reciclagem como público-alvo, o evento, em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL), estendeu-se numa programação que teve início às 8h30, com um credenciamento seguido por café da manhã, e discutiu temas que suscitam a conscientização para a sustentabilidade ambiental, tendo fim às 12h.

A analista da Unidade de Competitividade Setorial e gestora do Projeto Reciclados em Alagoas, Agda França, abriu o evento, dando as boas-vindas a todos os presentes, que vieram não só de Maceió, mas também de municípios como Marechal Deodoro, União dos Palmares, Quebrangulo e Jequiá da Praia. “A parceria com o Ministério Público do Trabalho reforça a importância do tema e atraiu ainda mais pessoas para o nosso encontro. Espero que todos tenham tirado o melhor proveito das discussões conduzidas aqui”, afirma.

A analista ainda enfatizou que a iniciativa do seminário surgiu da percepção do Sebrae sobre a necessidade de promover o diálogo dentro desse ecossistema: “Essa troca de informações entre os catadores não apenas contribui para a gestão adequada dos resíduos, mas também promove o desenvolvimento econômico local, a sustentabilidade ambiental e a participação em programas e prêmios voltados para o empreendedorismo municipal, como o Prêmio Prefeitura Empreendedora, por exemplo, diz”.

Dando início às palestras, Camila Marinho, bióloga e consultora do Sebrae, ministrou a palestra “ESG e Resíduos Sólidos”, que esclareceu a importância da gestão dos resíduos e da sustentabilidade na cadeia produtiva da reciclagem. “Existe uma forma de gerar rentabilidade e também atuar de forma ambientalmente correta”, destacou.

Em seguida, o secretário de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Mateus Gonzalez, apresentou o case da gestão pública de resíduos na cidade, destacando que o método adotado tem como base a tríade educação ambiental, coleta seletiva e logística reversa. “A importância desse tipo de evento é que, através dele, podemos trocar experiências que aceleram processos como a própria coleta seletiva de resíduos”, ressalta.

Uma roda de conversa mediada pelo gerente de Empreendedorismo e Economia Solidária da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego de Alagoas, Lucas de Barros, finalizou a manhã. Contando com a participação da representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Vânia Gomes, e do procurador-chefe do MPT-AL, Rafael Gazzaneo, o momento proporcionou uma oportunidade para compartilhar experiências, apresentar soluções inovadoras e discutir desafios enfrentados pela indústria da reciclagem.