ASN AL
Compartilhe

Sebrae e MPT discutem gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade

Primeiro seminário foi realizado em Arapiraca e o segundo acontece em Maceió, no próximo dia 6 de dezembro
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

A gestão de resíduos sólidos e a sustentabilidade na cadeia produtiva da reciclagem foram discutidas, nesta terça-feira (28), durante um seminário promovido em Arapiraca pelo Sebrae Alagoas e Ministério Público do Trabalho no estado (MPT/AL). Participaram do evento os catadores de associações e cooperativas de 15 municípios do Sertão, Bacia Leiteira e Baixo São Francisco, gestores públicos e sociedade civil. O evento também acontece em Maceió, no próximo dia 6 de dezembro, na sede do Sebrae, no centro. O foco na capital é atender os catadores das Regiões Metropolitana e Norte do estado.

O seminário é a forma que as duas instituições encontraram para reunir os diversos atores da cadeia produtiva da reciclagem, para dialogar sobre múltiplos aspectos que ajudam e facilitam no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a inclusão produtiva do catador de material reciclado.

Para isso, a programação foca a atenção em pontos como se inspirar em ações de sustentabilidade, como ser uma empresa amiga do meio ambiente contribuindo com a coleta seletiva de resíduos sólidos e tornando o município um lugar melhor para se viver, como garantir os direitos e os deveres daqueles que fazem o trabalho em prol de uma cidade mais limpa e ambientalmente correta, e ainda como atuar em parceria e aprender uns com os outros em meio às boas práticas existentes em Alagoas.

Em Arapiraca, a consultora credenciada do Sebrae Alagoas, Camila Marinho, especialista em Governança Ambiental, Social e Corporativa, falou sobre a importância da sustentabilidade na cadeia produtiva da reciclagem. A secretária de Meio Ambiente de Coruripe, Luana Spotorno, falou sobre o sucesso do município na gestão de resíduos sólidos.

Roda de conversa

Além das palestras das duas especialistas, o seminário contou ainda com uma roda de conversa sobre direitos e deveres dos catadores de reciclados, com as participações da representante estadual do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Vânia Gomes; do procurador-chefe do MPT/AL, Rafael Gazzaneo; do superintendente de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, Marcelo Ribeiro; e do representante do Sistema de Gestão Ambiental e Proteção ao Meio Ambiente do Sebrae Alagoas, Fábio Leite Pereira.

“O evento em Arapiraca foi muito produtivo. Contar com a participação dos catadores de material reciclado e dos responsáveis pelos resíduos sólidos dos municípios foi essencial. Houve debates e as pessoas ficaram de 8h30 até quase 13h dedicadas aos temas, de forma muito receptiva. Nós contamos com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, também como participante, além de municípios que são referências para outras cidades, como Santana do Ipanema, Coruripe e Penedo, que têm feito a lição de casa nessa área”, destaca Agda França, analista do Sebrae Alagoas.

“Os cases, as experiências de cada grupo, servem como inspiração para todas as iniciativas nos demais municípios. Nosso papel é fazer com que a política pública de resíduos sólidos seja uma prática dos pequenos negócios e que a cultura da reciclagem passe a ser rotina na vida da sociedade alagoana. É um evento para o catador e para todos os profissionais que apoiam direta e indiretamente esses grupos tão dedicados, que lutam diariamente para fazer o melhor pelo meio ambiente”, completa.

O evento desta terça-feira, em Arapiraca, foi o primeiro da agenda do Seminário sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade. Na próxima semana, no dia 6, será a vez do segundo evento ser realizado em Maceió, na sede do Sebrae, localizada na Rua Doutor Marinho de Gusmão, 46, Centro da cidade.

As inscrições para o evento em Maceió podem ser feitas clicando aqui.