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Palestra destaca desafios para a área do varejo

Especialista diz que pandemia apenas acelerou um processo de mudanças que já vinha ocorrendo
Por Fábio Costa - Savannah Comunicação
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A pandemia do novo coronavírus não provocou mudanças no varejo, apenas acelerou um processo que já vinha ocorrendo há algum tempo. A afirmação é do especialista em varejo Fred Rocha, em palestra nesta quinta-feira (18), no Espaço Sebrae, no Trakto Show 2022, que acontece até domingo no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá. Segundo ele, entretanto, muitos ainda não perceberam essas mudanças.

Fred Rocha elencou desafios para quem é da área do varejo atualmente. O primeiro é a independência do consumidor. De acordo com ele, atualmente os clientes não dependem mais das lojas. Segundo o especialista, o comércio agora precisa deixar de ser passivo e ir em busca do consumidor, levando os produtos até ele. “Houve uma inversão de valores. Agora o comércio passou a ser dependente do consumidor, pois houve redução do fluxo de clientes nos centros comerciais das cidades”, explicou.

Outra mudança no varejo diz respeito à questão do preço, que deixou de ser a característica principal de um produto ou serviço. “Hoje o consumidor quer saber o benefício que aquilo pode lhe trazer”, explica.

Fred Rocha também destacou que o importante atualmente não é tanto o investimento em bens físicos, mas sobretudo em coisas intangíveis, como o atendimento, o treinamento dos funcionários, a relação com os clientes não apenas nas lojas físicas, mas também nas redes sociais. “Muitas vezes, há empresários que investem muito dinheiro em instalações, mas acham desperdício gastar com treinamento e capacitação de sua equipe”.

De acordo com Fred Rocha, é preciso entender que novas habilidades serão necessárias para atingir o consumidor do futuro. “Deve-se criar empresas para resolver as necessidades das pessoas e ver o dinheiro como consequência”, ressaltou.

Ele citou alguns passos, como ter um propósito de criar soluções para as pessoas, investir em seus funcionários, usar a tecnologia como potencializadora e facilitadora para vender mais e melhor, além de melhorar a comunicação com seus clientes. “É preciso transformar cada ponto de contato com cliente em uma filial”, concluiu.

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