ASN AL
Compartilhe

Prêmio Sebrae de Jornalismo inclui produção de estudantes universitários

Premiação traz, em 2024, uma nova categoria exclusiva para conteúdos produzidos nas universidades
Por Guilherme Lamenha
ASN AL
Compartilhe

Uma categoria exclusiva para estudantes de Jornalismo é a grande novidade da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O objetivo é fomentar a produção jornalística, com foco no empreendedorismo e nos pequenos negócios, desenvolvida por estudantes de instituições de ensino superior, públicas e particulares, de todo o Brasil.

Essa nova oportunidade vai premiar o melhor conteúdo jornalístico, nas modalidades Texto, Áudio, Vídeo ou Foto, que tenha sido desenvolvido por universitários matriculados ou recém-formados no curso de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.

“O Sebrae quer incentivar a produção dos futuros jornalistas, estimulando o contato dos estudantes com as histórias inspiradoras que estão por trás dos pequenos negócios. A categoria é uma oportunidade de aproximação com as universidades, abrindo as portas da nossa instituição para os novos produtores de conteúdo”, diz Fabrícia Carneiro, gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Alagoas.

Poderão concorrer matérias e reportagens publicadas em veículos laboratório de universidades, que tenham sido veiculadas de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024. As pautas devem abordar aspectos ligados ao universo empreendedor, com foco nas histórias por trás do pequeno negócio. Cada estudante universitário pode participar com até 3 trabalhos. Não há limite de inscrições por instituição de ensino.

Os estudantes de Jornalismo interessados em participar já podem se inscrever e acessar o regulamento completo no site www.premiosebraejornalismo.com.br. Os temas sugeridos são empreendedorismo, produtividade e competividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, estímulo ao consumo nos pequenos negócios, e acesso a crédito.

Com o tema central “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, a 11ª edição do PSJ será realizada em três etapas: a primeira, em nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional.

Além da categoria especial Jornalismo Universitário, há quatro categorias principais (Áudio, Texto, Vídeo e Foto). Elas são voltadas para matérias publicadas na imprensa com foco nos pequenos negócios e empreendedorismo. Os melhores, na etapa nacional, de cada uma das quatro categorias principais concorrem, ainda, ao Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Sobre o PSJ

A premiação é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira.

Na última edição, realizada no ano passado, o prêmio teve um recorde de quase 2 mil trabalhos inscritos, superando em 65% o número de inscrições de 2022.