ASN AL
Compartilhe

Consultoria em planejamento é primeiro passo para sucesso nos negócios

Empreendedores que adotam soluções e ferramentas de gestão tomam decisões de forma mais assertiva
Por Kelmenn Freitas
ASN AL
Compartilhe

Um dos erros mais comuns entre os empreendedores que estão abrindo a própria empresa é não se aprofundar no planejamento do negócio, com um olhar menos imediatista. Com o tempo, os problemas de gestão começam a se avolumar, e é nessa hora que muitos donos de pequenos negócios atentam para a necessidade de contratar uma consultoria na área.

O empresário Normando Cândido, da Água Mineral Aldebaran, conta que fez uma consultoria em planejamento estratégico há seis anos, mas viu a necessidade de fazer mais uma vez por sentir que estava desatualizado. “Eu precisava ter contato com ferramentas novas e obter informações atualizadas em relação a metodologias ágeis, para poder implantar na empresa. Fazer uma atualização desse planejamento e adotar esse procedimento de reciclagem a cada ano”, conta.

“Como meu segmento é de água mineral, garrafões de 10 e 20 litros, há uma baixa agora, a partir de maio até setembro, por causa do período de inverno. A minha intenção foi fazer esse planejamento justamente na época de baixa nas vendas, para ficar realizando esse planejamento anualmente. Realizamos o planejamento na baixa temporada para executar na alta”, destaca.

A empresa tem hoje 23 funcionários e está no mercado há 19 anos. A primeira reunião com o consultor do Sebrae aconteceu essa semana, marcando a retomada do empresário na busca por novos conhecimentos em planejamento e gestão.

“O consultor já trouxe novas ideias. Ele vai atualizar o planejamento estratégico que a gente já tinha feito há seis anos. Não vamos trabalhar mais com planilhas de Excel, por exemplo. A gente vai adotar ferramentas mais modernas, com integração on-line. Ele deu a ideia de trabalhar com o Microsoft Planner, que vai permitir a integração entre os funcionários. Era esse tipo de solução que eu queria, ou seja, onde eu estiver vou poder acessar essa planilha, inserir as informações para que todo mundo possa visualizar”, revela.

Agda França, analista do Sebrae Alagoas, destaca que uma consultoria em planejamento estratégico é de extrema importância, por se tratar de uma solução muito transversal, já que toda e qualquer empresa precisa de indicadores e metas, deixando claro a perspectiva econômica, financeira, de mercado e de quais clientes ela quer alcançar.

“Quando a gente fala de uma solução de planejamento, ela vem com um olhar de muito acolhimento empresarial, onde a gente se reúne com o empreendedor, avalia as ações que ele já tem, remodela a estratégia, constrói um novo plano de ação e corrige problemas que, muitas vezes, no dia a dia, na dinâmica do pequeno negócio, ele não consegue enxergar”, diz.

“O empresário sai com o planejamento empresarial pronto, com propósito, missão, visão de futuro e valores, análise de ambiente, posicionamento estratégico, objetivos, metas, indicadores e planos de ação, além de uma sistemática de acompanhamento”, completa.

Segue alguns benefícios para os negócios que adotam o planejamento estratégico:

  • Fortalecimento da motivação da equipe: quando os colaboradores enxergam a direção para onde estão indo, aumentam a sua motivação para entregar os melhores resultados porque sabem da importância do seu papel para o alcance dos objetivos organizacionais;
  • Aumento da produtividade dos times. É muito mais fluído saber o fluxo, entendendo o processo e sabendo claramente das estratégias;
  • Priorização de tarefas, com quadros de gestão à vista, sinalizações que tornam o dia a dia mais rentável;
  • Assertividade na tomada de decisões por entender o mercado, o cenário, o seu potencial financeiro e de ampliação do negócio;
  • Alinhamento de toda equipe sobre os pontos do planejamento. Não adianta o empresário querer fazer sozinho; precisa envolver os principais colaboradores, descentralizar o conhecimento para promover a participação.