ASN AL Atualização
Compartilhe

Turismo de eventos esportivos está entre as tendências do setor para 2023 em Alagoas

Pesquisa foi apresentada durante café da manhã com especialistas e empresários
Por Iracema Ferro - Partners Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

O Brasil e os empreendedores do setor sabem que Alagoas é um estado vocacionado para o turismo de lazer, mas com a retomada das viagens, após o isolamento social da pandemia do coronavírus, a grande tendência é lançar outros olhares sobre a atração de atrair mais visitantes para o Estado, a exemplo do turismo de eventos esportivos. O dado foi apresentado nesta terça-feira (7), durante o evento Turismo em Pauta, que contou com a participação do Sebrae Alagoas.

O encontro, realizado pelo Maceió Convention & Visitors Bureau com apoio das secretarias municipal e estadual de Turismo, reuniu especialistas e empresários do setor para apresentar um estudo feito em 2022, com o objetivo de ressignificar a experiência do turismo no Estado. Alagoas ganhou notoriedade nos últimos 20 anos pela realização de eventos associativos de grande porte, como congressos, feiras e simpósios.

No entanto, de 2017 para cá, outra área vem se destacando e atraindo visitantes para o estado: o turismo esportivo. Competições de triathlon, mountain bike, corridas, eventos náuticos, vôlei de praia, rallys entre outros têm movimentado o mercado do turismo. O desafio é encontrar os gargalos, apresentar este novo nicho para a cadeia turística e criar um ambiente favorável para que mais eventos aconteçam no Estado, tornando Alagoas uma referência nacional.

“Fizemos uma pesquisa comparativa do Turismo de Eventos Associativos e Esportivos de 2022 e os resultados foram surpreendentes, o turismo esportivo outdoor, que não precisa de uma infraestrutura maior, como a construção de um estádio, por exemplo, é a área que pode e deve explorar. Mas precisamos cuidar do meio ambiente, receber as demandas que chegam, trazer estes eventos para Alagoas, fazer ajustes para atender solicitações específicas e oferecer produtos para quem vem para esses eventos”, aponta Vaniza Schuler, consultora e autora de diversas publicações sobre turismo.

Juliana Almeida, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, destaca que a instituição vem desenvolvendo diversos projetos na área de turismo e que os empreendedores do setor podem contar com este apoio para os novos desafios. “O turismo é hoje uma das grandes forças da economia de Alagoas. Além do turismo ecológico, queremos fortalecer a inovação, ecossistema de negócios do turismo, ajudar a estruturar a rede para atender a demanda crescente do turismo esportivo, atraindo assim mais eventos para o Estado”, assinala.

Além das novas tendências de mercado em 2023, o Sebrae vai continuar atuando para o desenvolvimento nas sete regiões turísticas de Alagoas. Uma das iniciativas foi a contratação de consultores (agentes de roteiros turísticos) para atuar em cada região turística (Quilombo, Agreste, Caatinga, Cânions, Costa dos Corais, Lagoas Mares e Rios do Sul). Esses consultores fortalecem a governança local e regional do trade turístico, apoiam a criação ou melhoria de roteiros turísticos, captam as necessidades dos municípios e empresas e também atuam como disseminadores das ações do Sebrae nos territórios.

“Temos iniciativas para trabalhar as empresas da cadeia do turismo, como também ações estruturantes para os destinos turísticos. Dentro destas iniciativas, temos ações como a capacitações e consultorias de diversas temáticas, criação de roteiros/produtos turísticos, elaboração de plano de marketing de destino, elaboração de plano municipal de turismo, elaboração de inventário turístico, apoio e patrocínio a eventos ligados ao turismo, a exemplo de festivais gastronômicos e festas literárias”, destaca Amanda Pinto, analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas.