ASN AL
Compartilhe

Cadeia produtiva do própolis discute projeto de ampliação de produção para exportação

Sebrae se disponibiliza para capacitação e consultorias para produtores
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a União de Própolis Vermelha em Alagoas lançaram, na tarde desta sexta-feira, dia 05, um projeto que visa aumentar a produção e a exportação no estado. O deputado federal Paulão destinou R$3 milhões em emenda parlamentar para a Cooperativa Uniprópolis. O objetivo é o desenvolvimento em Alagoas da cadeira produtiva do mel e da própolis.

Durante um ano, o projeto vai prestar assistência técnica a 300 produtores, inicialmente de 22 municípios alagoanos. De acordo com o presidente da Uniprópolis, Mário Agra, a ideia é desenvolver a cadeia produtiva de própolis vermelha no estado preparando os produtores e estruturando apiários com foco no mercado internacional.

“O objetivo é que cada beneficiário chegue ao final do projeto com uma renda em torno de 18 mil reais por ano. Queremos triplicar ou até quadruplicar a nossa produção de própolis e contribuir significativamente para a produção de mel.”, afirmou Agra.

A própolis vermelha alagoana, altamente valorizada pela indústria farmacêutica mundial, é exclusiva do estado e possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais, anti-inflamatórias, cicatrizantes e antioxidantes. Esses atributos fazem dela um ativo comercial importante, especialmente devido à sua composição única, que inclui quatro isoflavonóides (formononetina, medicarpina, vestitol e isoliquiritigenina).

O Sebrae tem um papel crucial no incentivo e fortalecimento dessa cadeia produtiva. “A apicultura e a meliponicultura têm um enorme potencial para a geração de empregos e negócios em Alagoas. Temos biomas com floradas especiais e manguezais que permitem a produção da própolis vermelha, reconhecida como Indicação Geográfica e com diversas patentes de seus derivados. A Uniprópolis congrega tanto apicultores quanto meliponicultores que, juntamente com as empresas do setor, vêm diversificando a produção de produtos alimentícios e funcionais em Alagoas”, destacou Vinicius Lages, superintendente do Sebrae Alagoas.

Lages também enfatizou que o Sebrae está disponível para oferecer capacitações e consultorias aos produtores. “Com a emenda do deputado Paulão, estamos confiantes de que alguns dos gargalos que ainda travam o desenvolvimento da cadeia produtiva serão removidos. Junto ao apoio do Sebrae, através de capacitações e consultorias, poderemos ampliar a produção em nosso estado, seguindo o exemplo de outros estados nordestinos já mais estruturados”, concluiu Lages.

Apesar do potencial, a produção atual ainda é pequena para atender à demanda internacional. Apenas 120 produtores fazem parte da cadeia produtiva em Alagoas. Em uma recente audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, Paulão se comprometeu a apoiar os produtores alagoanos e a intermediar contatos com a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. “Assumi o compromisso com os produtores, via Uniprópolis, e anunciei o apoio ao setor com uma emenda parlamentar de R$ 3 milhões. Vamos marchar juntos pelo fortalecimento da cadeia produtiva do mel e da própolis de Alagoas. Juntos, faremos muito mais!”, destacou o deputado federal.

-

-