União dos Palmares, município da Zona da Mata do estado, foi palco do 2º Encontro Alagoano de Apicultura e Meliponicultura no último final de semana, entre os dias 7 e 8 de setembro. A região é amplamente conhecida pelo desenvolvimento da atividade e reuniu cerca de 300 produtores nos dois dias. Durante o encontro, ocorreu o XX Seminário Alagoano de Apicultura e o XII Seminário de Meliponicultura, realizado pela Casa de Mel Apiário Zumbi dos Palmares e o Sebrae Alagoas.
O encontro teve como objetivo Incentivar a cultura da produção de mel na Zona da Mata Alagoana, capacitando produtores em todos os aspectos econômicos, sociais, culturais e pessoais. No primeiro dia, a programação foi técnica, focada em palestras que abordaram temas como seleção e melhoramento genético em abelhas e boas práticas no beneficiamento dos produtos apícolas. Já no segundo dia, os produtores colocaram em prática os conhecimentos do dia anterior, com minicursos sobre a abelha sem ferrão e processamento de cera.
Em paralelo às palestras e minicursos, aconteceu uma feira onde empresas de apicultores, artesãos da região e produtores de sabonetes e cremes feitos com mel e própolis tiveram a oportunidade de expor suas mercadorias, promovendo a comercialização dos produtos locais. Além disso, ainda no primeiro dia, foi inaugurada a nova unidade de beneficiamento da casa de mel Apiário Zumbi dos Palmares.
O evento foi idealizado por Jean Ferreira, um dos fundadores e proprietários do apiário. “O apoio do Sebrae foi fundamental para o sucesso do evento, fortalecendo ainda mais a apicultura e a meliponicultura em nossa região. Graças a colaboração pudemos proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências para apicultores, meliponicultores e empresas do setor”, contou Jean, que é cliente do Sebrae há mais de 10 anos.
O Sebrae Alagoas atende clientes de Apicultura e Meliponicultura, oferecendo consultorias sobre Boas Práticas nessas áreas. Além disso, atua na agroindústria do mel e própolis, prestando suporte às empresas que possuem o Serviço de Inspeção Federal (SIF) em Alagoas. Também atende as cooperativas de mel e produtores de associações.