ASN AL
Compartilhe

Serviço de Inspeção implantado com apoio do Sebrae atrai atenção de municípios de Pernambuco

Representantes de prefeituras visitam o Agreste alagoano para conhecer a experiência do Conagreste com o SIM Consorciado
Por Patrícia Bastos
ASN AL
Compartilhe

O sucesso do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Consorciado, implantado pelo Conagreste com apoio técnico do Sebrae Alagoas, tem ultrapassado as fronteiras do estado e despertado o interesse de gestores públicos de outras localidades. Nesta semana, representantes de 15 prefeituras pernambucanas, integrantes do Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano (Coniape), participaram de uma missão técnica ao Agreste alagoano para conhecer de perto a experiência que vem transformando a realidade de pequenos produtores locais.

A programação teve início em Arapiraca, com uma reunião de trabalho junto ao Conagreste, na segunda- feira (26). Durante o encontro, foi apresentado o modelo de implantação e funcionamento do SIM Consorciado. No dia seguinte, a comitiva visitou empreendimentos nos municípios de Limoeiro de Anadia e Craíbas, onde produtores conseguiram expandir sua atuação no mercado a partir da regularização sanitária promovida pelo selo de inspeção.

Segundo Camila Nascimento, analista do Sebrae Alagoas, o SIM Consorciado vem gerando impactos significativos na vida de pequenos empreendedores que atuam na produção de alimentos de origem animal. “Nós somos parceiros desde o início da implantação do SIM, em 2021, e demos todo o suporte necessário para que o consórcio pudesse caminhar com autonomia. É muito gratificante acompanhar o crescimento de empreendedores que hoje estão gerando emprego e renda, como um pequeno produtor de laticínios que trabalhava com a esposa e o irmão e, após obter o selo, sua empresa cresceu e hoje ele emprega 15 pessoas, algo que ele não imaginava ser possível”, destacou.

O presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, comemorou a visita da comitiva como um reconhecimento do trabalho desenvolvido. “É uma grande satisfação e orgulho que recebemos aqui os representantes de municípios e consórcios de Pernambuco. A presença do grupo demonstra que estamos no caminho certo, com experiências exitosas que despertam o interesse de outros estados. O Conagreste tem trabalhado com seriedade, inovação e compromisso com os municípios e é uma honra poder compartilhar os nossos resultados com parceiros tão importantes”, declarou.

Entenda o SIM

Para comercializar alimentos de origem animal é necessário obter um selo de inspeção que ateste a qualidade e segurança sanitária do produto. O Serviço de Inspeção Municipal é de responsabilidade das prefeituras, mas muitas delas enfrentam dificuldades para manter uma estrutura técnica adequada. Diante disso, o Sebrae e o Conagreste articularam a criação de um SIM Consorciado, modelo em que os municípios compartilham recursos e dividem os custos operacionais.

De acordo com Cláudia Guerreiro, superintendente do Núcleo de Agricultura do consórcio pernambucano, a missão técnica foi essencial para destravar o processo de implantação em Pernambuco. “Temos muitos produtores de mel, queijo, ovos e abate de aves que não podem comercializar de forma regular porque não conseguem o selo de inspeção. A nossa expectativa é, a partir de agora, avançar no processo de implantação do SIM para ajudar esses pequenos produtores a se regularizarem, para que eles possam escoar a sua produção para a merenda escolar, para o comércio local e para os municípios circunvizinhos”, explicou.