Os profissionais do setor de panificação e confeitaria participaram de uma imersão em soluções e networking durante o 10º Seminário de Panificação & Confeitaria, realizado nesta quarta-feira (4), no Senai. Promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com o Sindipan, Senai, Fiea e com o apoio da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), o evento reuniu empresários, estudantes e fornecedores para debater inovação e tendências.
Após cinco anos desde a última edição, realizada em 2019, o seminário retornou com foco em estratégias para conquistar e fidelizar clientes, além de incentivar a adoção de inovações nos produtos. “Com este evento queremos ajudá-los a criar um diferencial competitivo, encantando e fidelizando novos clientes”, destacou Carlos Henrique Amorim, gerente de Competitividade Setorial do Sebrae Alagoas.
A programação foi pensada para fornecer conhecimento técnico e promover o fortalecimento da cadeia produtiva do setor. “Tivemos a participação de profissionais que compartilharam experiências sobre desenvolvimento de produtos e competitividade, além de fornecedores que reforçaram a importância da cadeia produtiva. Estamos aqui para apoiá-los em todas as vertentes”, afirmou Kelly Acioli, coordenadora técnica do Senai.
Francisco Acioli, coordenador da Unidade Sindical do Sistema Fiea, destacou a importância da participação contínua dos panificadores em capacitações e eventos. “Esta casa é de vocês. Sentimos muita ausência da panificação aqui, e isso é algo que precisamos mudar. Gostaria que vocês estivessem mais presentes, interagindo e aproveitando todas as possibilidades de crescimento”, ressaltou.
O presidente do Sindipan Alagoas, Alfredo Dacal, também reforçou a relevância do setor para o estado. “O nosso sindicato, que representa o setor de panificação, confeitaria, bolos, biscoitos e massas alimentícias, é o maior em número de empresas em Alagoas. É um sindicato forte e precisamos continuar sendo fortes para cumprir nossa missão”, pontuou.
Painéis e debates
O evento iniciou com o painel “Conquistando clientes à primeira vista: da intenção visual à decisão de compra”, ministrado por Alessandra Rodrigues, sócia da Panificadora Big Bread. Ela compartilhou tecnologias inovadoras na produção de doces, abordando temas como geração de valor, beleza, sabor e economia no processo produtivo.
Na sequência, uma roda de conversa mediada por Marília Alves, chef pâtisserie e instrutora do Senai Alagoas, contou com a participação de Clodoaldo do Nascimento, da Panificação Pão da Arte; Márcio Barros, da Panificação Dona Amélia; e Ana Paula Dantas, analista do Sebrae Alagoas. O debate abordou os desafios e oportunidades para o setor.
“O objetivo do evento é resgatar o vínculo com os panificadores, um dos maiores setores da indústria no estado. Junto com o Sebrae, o Senai oferece soluções nas áreas de confeitaria e panificação. Essa parceria é fundamental para o fortalecimento do setor, e já estamos planejando o próximo seminário, com ainda mais fornecedores e expositores”, comentou Ana Paula.
O segundo painel foi voltado para a apresentação de soluções específicas para o segmento, com a participação de Hélio Gonçalves, trainee do Sebrae Alagoas; Tiago Castro, analista de Negócios do Senai; e Kledson Marques Cavalcante, coordenador de Segurança do Trabalho do Sesi. Cada um apresentou os serviços oferecidos por suas instituições para atender às demandas do setor de panificação.
A programação foi encerrada com a palestra “Fermentação natural: não é modismo, é tendência”, ministrada por Marcos Gurgel. Reconhecido como um dos melhores panificadores do país, Gurgel trouxe insights valiosos sobre fermentação natural, destacando-a como uma prática essencial e crescente no mercado.