O Sebrae Alagoas realizou, nesta sexta-feira (18), o workshop Produtividade na Indústria de Bebidas, uma imersão em boas práticas voltadas para aumentar a eficiência do setor. O evento contou com duas palestras: a primeira, ministrada por Verônica Gurgel, abordou “O Papel da Liderança”, enquanto a segunda, conduzida por Chiara Barros, focou em “Produtividade na Indústria de Bebidas”.
Com o objetivo de fortalecer o segmento de bebidas em Alagoas, o workshop reuniu cervejeiros, representantes do Sindicato de Bebidas, membros das Associações de Cervejeiros Caseiros (ACervAs), além de produtores de gin, cachaça e consultores do setor, que vem crescendo nos últimos anos em todas as regiões do estado.
“Ouvindo as demandas dos empreendedores, percebemos a necessidade de unir toda a cadeia produtiva de bebidas para fortalecer o setor como um todo, e não apenas os empresários individualmente. Notamos que muitos enfrentam desafios semelhantes, mas estavam desconectados entre si. Nas visitas que fizemos, eles manifestaram o desejo de participar de momentos como este, com capacitações técnicas promovidas pelo Sebrae, já que muitos precisavam buscar esse tipo de formação fora do estado”, explicou Januacele Vieira, trainee da Unidade de Competitividade Setorial do Sebrae Alagoas.
Chiara Barros, engenheira química com mais de 20 anos de experiência no setor cervejeiro e consultora para a indústria de bebidas, apresentou na sua palaestra ferramentas práticas para melhorar a gestão e garantir resultados consistentes nas empresas. “Trabalho principalmente com indústrias de pequeno e médio porte, e o que vejo é que, muitas vezes, as empresas focam muito no conhecimento técnico, em ‘saber fazer’, mas acabam negligenciando a gestão. Sem uma boa gestão, os resultados não são sustentáveis”, ressaltou Chiara.
Este foi o ponto inicial de um projeto que vai ser desenvolvido ao longo do próximo ano. “Nosso objetivo é promover mais eventos como este, voltados para o setor de cervejas, cachaças e outros, sempre focando nas áreas técnicas que identificamos como prioritárias. Queremos continuar capacitando esses profissionais para que se tornem cada vez mais competitivos no mercado”, concluiu Januacele Vieira.