O setor de energia solar é um dos mais promissores para o desenvolvimento sustentável, além de ser a segunda fonte de energia do Brasil. Com o objetivo de fortalecer o setor em crescimento no estado, o Sebrae Alagoas promoveu nos dias 4 e 5 de dezembro, o Conexão Solar, na sede da instituição em Maceió.
O evento promoveu inovação, discussão regulatória e conexões entre empresários, estudantes e especialistas. A agenda incluiu palestras, oficinas e momentos de networking, reforçando o papel estratégico da energia renovável no desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.
Rodrigo Alencar, trainee do Sebrae, enfatizou o trabalho da instituição em apoiar empresas em diferentes estágios de maturidade, oferecendo soluções práticas, como oficinas sobre precificação e análise SWOT, para atender às necessidades do setor. “O Sebrae tem um papel estratégico, ajudando desde empresários iniciantes até os mais experientes a resolverem problemas práticos e a se tornarem mais competitivos”, explicou.
A abertura do evento, na quarta-feira (4), contou com a presença do deputado estadual Cabo Bebeto (PL), autor da lei que permite a doação de créditos excedentes de energia de fontes renováveis para entidades beneficentes. Bárbara Rubim, vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), ministrou a palestra inicial sobre os desafios no setor. Ela abordou questões regulatórias e a necessidade de autonomia dos consumidores na geração de energia.
“Esse é um setor extremamente dinâmico e que a cada ano passa a ver novas transformações acontecerem tanto do ponto de vista das normas da Aneel, quanto do ponto de vista das normas tributárias, que impactam o dia a dia do negócio seja para o integrador, que tem que se manter a par disso para conseguir levar a proposta e o conhecimento mais atualizado para o seu consumidor, seja para esse próprio consumidor que também vê dificuldades de conseguir compreender melhor a sua conta de luz”, afirmou Barbara Rubim ao apresentar alternativas e caminhos possíveis para o setor buscar melhorar as condições da geração própria de energia em Alagoas.
Políticas Públicas
No segundo dia, os participantes mergulharam em uma programação intensa, com palestras sobre tendências de mercado e inovação tecnológica, além de oficinas práticas sobre engenharia e precificação. A diretora da Associação Brasileira de Geração Distribuidora (ABGD), Rachel Rocha, destacou a necessidade de compreender as mudanças e riscos do mercado, além de cobrar políticas públicas mais eficientes.
“Esse é o momento muito especial em que a gente começa a trazer conteúdo para o entregador que está na ponta, junto com o consumidor, compreenda todas essas mudanças e os riscos envolvidos para o futuro. Paralelo a isso, como a gente pode cobrar melhores resultados em políticas públicas para o nosso setor”, destacou Rachel.
A programação incluiu também um painel promovido pelo Banco do Nordeste, com informações sobre linhas de crédito voltadas ao setor, proporcionando novas oportunidades de crescimento.
Ederaldo Pereira, da Solure Engenharia, já tem 15 anos de setor e apontou o papel do evento na “elevação da régua do setor”, promovendo concorrência leal e colaborativa. Ele também ressaltou o impacto do Sebrae na trajetória da sua empresa, especialmente em áreas críticas como vendas e produtividade. “Através deste evento conseguimos fazer conexões, porque ninguém é forte sozinho. Eu posso pegar um serviço e através de uma parceria fazer em conjunto e entregar um produto muito melhor para o cliente”, destacou.
Já Deywysson Cavalcante, da Grigorio Solar, um recém-chegado ao setor, destacou como o evento contribui para capacitar novos empreendedores a enfrentar desafios, como a concorrência desleal no mercado. “Estou aqui para aprender e também para expor um pouco algumas algumas dificuldades que temos no mercado. Então esse evento é de grande importância e eu quero parabenizar o Sebrae Alagoas”, enfatizou.
Clique aqui e acesse a cobertura fotográfica do evento.