Na noite desta segunda-feira, dia 8, o Sebrae Alagoas promoveu o “Encontro do Varejo Alimentar de Alagoas”, reunindo cerca de 40 empresários dos segmentos de supermercados, minimercados, açougues, empórios, hortifruti e outros ramos alimentares. O evento teve como objetivo principal ouvir as demandas do setor para traçar estratégias conjuntas que possam fortalecer esse importante segmento da economia local.
O encontro contou com a presença de empresários experientes e novos empreendedores, que compartilharam suas experiências, pontos fortes e desafios. Ruan Lee, trainee do Sebrae, explicou a dinâmica do evento e as expectativas para os próximos passos. “A expectativa é que, com esse evento, a gente consiga mapear minimamente as estratégias que podemos utilizar no futuro para esses clientes. Queremos que a estratégia seja definida pelos próprios empresários, que vivem o dia a dia desse mercado, para que possamos traçar medidas de ações efetivas para atender esse público”, explicou Ruan.
Um dos presentes, Edvaldo Câmara, proprietário da rede Estrela, com mais de 19 anos de experiência, relatou a dificuldade de competir com os grandes supermercados. “É essencial políticas que trabalhem a qualificação do varejo. Precisamos estar sempre capacitados e preparados para enfrentar a concorrência, não apenas em termos de preço, mas com qualidade e atendimento”, explicou Edvaldo, ao destacar a importância de estabelecer diferenciais, como conhecer bem a clientela.
Alessandra Costa, é mineira e abriu uma franquia de Honest Market em Alagoas, destacou as dificuldades enfrentadas pelos pequenos empreendedores, especialmente no acesso a crédito e condições diferenciadas de pagamento. “O Sebrae pode ajudar unindo os pequenos e médios empresários, tornando-os mais competitivos. É importante facilitar o acesso a produtos e financiamentos para fortalecer economicamente esses negócios”, afirmou.
O evento também foi uma oportunidade para discutir estratégias de atuação integrada, explorar soluções e fortalecer o networking entre os participantes. Ruan Lee mencionou a realização de uma análise SWOT com os empresários presentes, para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e assim desenvolver um plano estratégico mais eficaz.
O setor de varejo alimentar, que abrange estabelecimentos como supermercados, minimercados, açougues, hortifrutis, mercearias entre outros, é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo pesquisa do Sebrae, existem mais de 416 mil minimercados no país, oferecendo uma ampla gama de produtos essenciais para os consumidores. Em Alagoas, o segmento tem um impacto significativo na economia, com um faturamento anual de R$10,2 bilhões e a geração de mais de 54 mil empregos.
“O evento fornecerá dados e informações para uma atuação mais eficiente junto a esses empreendedores”, completou Ruan Lee. Após o encontro, o Sebrae Alagoas planeja realizar reuniões periódicas e segmentadas com outros setores, como Panificação, Automotivo e Casa & Construção, para continuar desenvolvendo estratégias de apoio aos micro e pequenos negócios do estado.