ASN AL Atualização
Compartilhe

Salão e academia investem em bazar e aulões para movimentar negócio no Carnaval

Vendas de acessórios ajudam no faturamento, enquanto FitDance atrai maior número de alunos
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

O clima de Carnaval contagia praticamente todos os setores do comércio nessa época do ano, que recorre à decoração especial e outras estratégias para conquistar os clientes e aumentar as vendas. O cabeleireiro Paulo de Tarso revela que a maioria dos clientes deixa para tratar os cabelos somente após o Carnaval, já que preferem investir mais nos itens de vestuário.

“Apesar disso, também investi em acessórios, como tiaras, presilhas e colares para oferecer à clientela. Também decorei o salão e toda a equipe atende caracterizada com tema carnavalesco e maquiagens artísticas”, diz. “Em comparação ao ano passado, tivemos um aumento no faturamento e mantivemos o quadro de colaboradores. Durante o carnaval o serviço mais buscado ainda é o corte”, completa.

O empreendedor conta ainda que criou um bazar de fantasias, camisas e demais acessórios para gerar um faturamento extra no mês de fevereiro, o que ajuda a pagar as contas do seu negócio. O bazar com produtos é um complemento aos serviços oferecidos pelo salão, aproveitando a sazonalidade.

Ainda na seara dos cuidados com o corpo, o segmento de academias de ginástica também investe pesado para entrar no clima da folia de Carnaval e animar os alunos. A oferta de serviços específicos ajuda a engajar os alunos.

“Vale tudo para esse momento: aulões de Carnaval, com vários professores e horário estendido, café da manhã e distribuição de picolé de frutas são algumas das estratégias que adotei nesse período”, revela Jonas Lucena, da Academia Acquativ, no bairro da Jatiúca. “Os professores se vestem a caráter para os aulões de Carnaval e a sala é toda decorada, o que deixa o ambiente ainda mais animado”, diz.

O fato de o Carnaval acontecer logo no início do mês de fevereiro também coincidiu com o período em que muita gente já inicia o ano matriculado na academia, para colocar a saúde em dia. Os festejos que antecedem o feriado, como os desfiles de blocos do pré-Carnaval, também incentivam uma maior frequência aos treinos.

“A gente teve aumento do número de matrículas, mas não dá para relacionar especificamente ao Carnaval. Como a gente tem um aumento natural no mês de janeiro, o pessoal dá uma parada no meio de dezembro, devido às festas, e normalmente na primeira semana do ano tem um retorno forte. Como a folia esse ano é no comecinho de fevereiro, a gente já tem um aumento natural porque todos querem estar em forma”, explica o empresário.

A analista do Sebrae Alagoas Anissélia Nunes destaca que após as festividades do final do ano, o Carnaval é uma oportunidade para aquecer as vendas e oferta de serviços. “É preciso aproveitar tanto clientes que procuram momentos de diversão, quanto outros que buscam descanso no feriado, mas para isso é necessário fazer um bom planejamento. Outra sugestão é fazer parcerias com lojas que já estão bem posicionadas neste nicho de mercado focado na sazonalidade”, sugere.

“O Carnaval é uma das datas comemorativas mais importantes para os brasileiros. Esse evento impacta a economia de várias formas, já que todos querem estar em forma, aprender passos de dança, usar fantasias e maquiagem para entrar no clima. Cabe aos empresários mostrar ao mercado que estão preparados para atender a essa necessidade, por meio de ações de marketing bem focadas no tema”, recomenda.