ASN AL
Compartilhe

Pesquisa do Sebrae identifica perfil empreendedor dos professores em Alagoas

Quiz da Educação Empreendedora auxiliou os profissionais oferecendo materiais, cursos e outras soluções educativas para ajudá-los a expandirem seus conhecimentos
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

O Sebrae Alagoas realizou uma campanha inovadora de Educação Empreendedora, utilizando um quiz digital para mapear como os professores de Alagoas estão aplicando conceitos empreendedores em sala de aula. Com mais de 600 respostas registradas por meio da plataforma Typerform, os resultados revelam uma adesão significativa dos profissionais da educação ao tema e oferecem insights sobre o papel dos professores na formação de alunos com perfil empreendedor.

A campanha, que aconteceu até esta quarta-feira, dia 11, visa não apenas a disseminação da educação empreendedora, mas também ajudar os professores a refletirem sobre suas práticas em sala de aula. O quiz foi desenvolvido para que, ao responder às perguntas, o professor tenha a oportunidade de avaliar seu nível de aplicação dos conceitos de empreendedorismo no ensino.

Além disso, o resultado final do quiz direciona os participantes para um fluxo de conteúdos personalizados, fornecendo soluções do Sebrae para aprimorar seus conhecimentos ou iniciar a introdução desses métodos na educação.

Segundo a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Alagoas, Silvia Chamusca, o quiz atende a três categorias: aqueles que têm uma alta pontuação, uma média pontuação e uma baixa pontuação. De acordo com as respostas, foram dadas dicas de como melhorar o relacionamento em sala de aula, como tentar buscar a atenção do aluno para que eles possam realmente receber esses conteúdos de uma maneira mais agradável, de acordo com o momento atual.

“A partir disso, é que a gente elaborou uma régua de atendimento para a oferta de soluções que possam realmente atender essa necessidade do professor. A proposta desse quiz é você entender e ter ferramentas para prender a atenção do aluno em sala de aula. O projeto de educação empreendedora tem o professor como intermediário entre a nossa relação e o aluno, o professor tem uma importância fundamental. Se esse aluno não consegue ter a atenção devida dentro da sala de aula, ele também não vai conseguir trabalhar nem a educação formal e nem a educação empreendedora.”, explicou.

Com as respostas coletadas, ficou evidente que uma grande parte dos educadores já implementa práticas que fomentam habilidades empreendedoras nos alunos. Quase 80% dos professores relataram identificar essas habilidades e propor a resolução de problemas reais da comunidade onde a escola está inserida, alinhando-se às metodologias empreendedoras que incentivam o protagonismo e a inovação.

Esses dados indicam que muitos professores já incorporam práticas de educação empreendedora, utilizando metodologias ativas e promovendo a autonomia dos alunos. O desafio agora é alcançar aqueles que ainda precisam de apoio para integrar esses conceitos em suas aulas de forma mais fluida.

Por meio da campanha, o Sebrae Alagoas se posiciona como parceiro fundamental nesse processo, oferecendo materiais, cursos e outras soluções educativas para ajudar os profissionais a expandirem seus conhecimentos e aplicarem as metodologias de empreendedorismo em suas disciplinas.

Os participantes do quiz já estão recebendo conteúdos personalizados de acordo com suas respostas, ajudando-os a entender melhor os pontos de melhoria em suas práticas e fornecendo orientações para avançar no uso da educação empreendedora.

Resultados:

  • 72,8% dos professores preferem iniciar suas aulas com uma revisão participativa, revisitando a última aula com os alunos antes de iniciar novos conteúdos;
  • 68,7% promovem o trabalho em grupo, incentivando a discussão entre os alunos e a exposição do aprendizado coletivo;
  • 31,3% avaliam o conhecimento de forma individualizada, aplicando os conteúdos diretamente aos alunos;
  • 71,6% dos respondentes utilizam metodologias ativas, como ferramentas tecnológicas e elementos lúdicos (jogos, vídeos, podcasts e inteligência artificial) para enriquecer o processo de ensino;
  • 28,4% seguem uma abordagem mais expositiva, baseada no plano de aula;
  • 56,6% dos professores seguem um conteúdo programático previamente elaborado junto à coordenação pedagógica da instituição;
  • 43,9% promovem debates com os alunos para compreender quais temas eles gostariam de explorar mais a fundo.