ASN AL
Compartilhe

Missão do Sebrae promove intercâmbio cultural e fortalece identidade de artesãos do Agreste alagoano

Comitiva visita a Fenearte, em Pernambuco, e acompanha exposição de artista de Palmeira dos Índios selecionado para premiação nacional
Por Patrícia Bastos
ASN AL
Compartilhe

Com o objetivo de ampliar oportunidades de mercado e fortalecer a identidade cultural local, o Sebrae Arapiraca promove uma missão empresarial na maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte. O evento, que acontece em Pernambuco, entre os dias 5 e 20 de julho, levou 16 artesãos do Agreste alagoano para participar da feira, que reúne mais de cinco mil expositores do Brasil e de mais 20 países, com uma programação intensa de mostras, oficinas, rodadas de negócios e premiações.

A missão inclui também uma visita técnica ao Centro Referência do Artesanato de Pernambuco, localizado no Marco Zero, em Recife. O objetivo é proporcionar aos participantes contato com experiências de curadoria e estratégias de valorização do artesanato regional. Para a analista Susilane Santos, a missão abre espaços para oportunidades de negócios e também serve de contato com tendências e fortalecimento de identidade cultural.

“Essa missão é muito importante diante da dimensão da Fenearte. Aqui, os participantes irão encontrar artesanatos do Brasil inteiro e de outros países da América Latina. Têm a chance de trocar experiências, conversar com fornecedores, se inspirar nas obras para se adaptar à sua arte. O Sebrae está aqui para guiá-los e orientá-los para que possam aproveitar ao máximo essa experiência e tragam consigo uma bagagem de novas tendências e técnicas”, declarou.

Artesãos do Agreste alagoano estão participando da missão Sebrae, na Fenearte, com o objetivo de ampliar oportunidades de mercado e fortalecer a identidade cultural local

-

A analista explica ainda que a missão busca inserir os empreendedores alagoanos em eventos estratégicos de projeção nacional. “Além das visitas de business market, troca de experiências, networking, contato com os fornecedores e outros artistas, a gente também veio valorizar a participação do Lucas Yguaratã, que teve uma peça selecionada em um edital e está concorrendo a prêmio de votação popular”, completou.

Artista palmeirense concorre a prêmio com escultura que representa as benzedeiras

O artista plástico de Palmeira dos Índios, Lucas Yguaratã, é o único representante do Agreste alagoano selecionado para o Salão de Arte Popular Ana Holanda, espaço integrante da Fenearte, que reúne 70 peças de diferentes regiões do país, selecionadas por meio de edital. As obras estão concorrendo ao prêmio concedido por aclamação popular, por meio de voto presencial dos visitantes da feira.

Em sua participação inédita, o artista palmeirense levou para a exposição uma escultura em cerâmica que homenageia as benzedeiras, mulheres que praticam o benzimento, utilizando rezas, orações e elementos naturais para aliviar males físicos e espirituais. A peça é inspirada em suas memórias de infância e fazem parte do acervo que representa a tradição popular nordestina, desenvolvido com o apoio do Sebrae.

“Minha história com o Sebrae vem desde 2018, quando passei a receber acompanhamento e consultorias. De lá para cá, consegui participar de três salões nacionais com o apoio do Sebrae. E hoje, estar na Fenearte, com uma peça que representa Alagoas e Palmeira dos Índios, é uma conquista que carrego com muito orgulho”, afirmou.

O artista palmeirense, Lucas Yguaratã, levou para a exposição uma escultura em cerâmica que homenageia as benzedeiras.