ASN AL
Compartilhe

Evento discute inclusão da neurodiversidade no ambiente de negócios

Objetivo é abordar a importância dos indivíduos neurodivergentes nas equipes, que pode resultar em times mais criativos, inovadores e resilientes
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Com o objetivo de promover a inclusão e a valorização da neurodiversidade, especialmente no ambiente de negócios, o Sebrae Alagoas vai realizar o evento “Neurodiversidade & Negócios”, no dia 16 de outubro. As inscrições já estão abertas e pode ser feitas clicando aqui.

A neurodiversidade é um conceito que celebra as diferenças neurológicas entre os seres humanos, como autismo, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), dislexia, síndrome de Tourette, entre outras condições. A proposta do evento é trazer visibilidade a essas particularidades e discutir como essas diferenças podem ser transformadas em vantagem competitiva no mundo dos negócios.

Segundo a analista Ana Sandes, essa inclusão oferece uma série de benefícios tanto para as empresas, quanto para seus colaboradores e a sociedade em geral. “O nosso desejo é que as pessoas que empreendem possam compreender o tema e ver que esse público tem um potencial grande como cliente ou como funcionário de sua empresa”, afirmou a analista.

No ambiente de negócios, a inclusão de indivíduos neurodivergentes pode resultar em equipes mais criativas, inovadoras e resilientes. Empresas que reconhecem e incentivam a neurodiversidade frequentemente se destacam na inovação, pois abraçam ideias fora do comum e soluções não convencionais.

Programação 

A programação do evento contará com palestras de especialistas da área, que compartilharão conhecimentos e experiências sobre a inclusão da neurodiversidade. A primeira palestra, “O que é Neurodiversidade”, será conduzida por Junny Freitas, coordenadora regional do Instituto Lagarta Vira Pupa em Alagoas. Junny é uma ativista reconhecida na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e atua fortemente em debates sobre neurodiversidade, inclusão e acessibilidade.

Em seguida, Fatini Forbeck, assistente social, educadora, produtora cultural e pesquisadora, falará sobre “Como elaborar eventos inclusivos”. Com mais de 17 anos de atuação nas políticas públicas e sociais, Fatini contribui para a construção da cena cultural e política de Belo Horizonte, com foco na emancipação da população preta e periférica.

O evento será encerrado com a palestra de Caio Bogos, autista e fundador da aTip, uma startup que conecta profissionais neurodivergentes a empresas com programas de diversidade e inclusão. Caio compartilhará sua experiência como pessoa autista e sua trajetória em um mercado mais inclusivo. “Fui diagnosticado no espectro autista aos 26 anos e, como alguém diagnosticado tardiamente, sei o quanto minha comunidade tem um potencial incrível, com talentos únicos”, disse Caio Bogos.