Empreender na confeitaria é como preparar uma massa: precisa de técnica, cuidado e, claro, o fermento certo para crescer. E os números provam que o setor está em expansão. Em 2024, o setor de panificação e confeitaria faturou mais de R$ 153,3 bilhões, um salto de 10,9% em relação ao ano anterior, segundo a ABIMAPI e o Instituto Ideal. Para impulsionar o crescimento dos empreendedores locais, o Sebrae Alagoas levou 12 empresários do segmento para a Mara Cake Fair, inserindo-os em um ambiente de inovação, tendências e aprendizado.
Reconhecido como um dos principais eventos do setor de alimentação no Brasil, o Mara Cake Fair realizou sua 8ª edição em Recife-PE, entre os dias 5 e 7 de setembro, reunindo cerca de 23 mil visitantes. A programação incluiu palestras, exposições, desfiles e lançamentos que movimentaram um setor avaliado em 12 bilhões de dólares no país, em 2024.
O empresário Gustavo Tenório atua desde 2023 com bolos de rolo e aposta em sabores inovadores, como limão siciliano, romeu e julieta, caramelo de café e versões zero açúcar, sem lactose e sem glúten. Para ele, a feira foi um marco. “Foi meu primeiro evento desse porte e consegui fazer negócios, comprar materiais e participar de cursos. Mas a melhor parte foi a missão em si. Tivemos um networking fantástico, trocamos experiências e, até, oportunidades de trabalho entre nós. Toda essa experiência proporcionada pelo Sebrae foi magnífica”, destaca.
Quem também aproveitou a missão foi Tatyanna Apolinário, da Arteira na Cozinha. Há 16 anos no mercado, a empreendedora começou vendendo empadas e torteletes, passou pela produção de marmitas e hoje é referência em doces e salgados caseiros. Desde a formalização do negócio, participa de capacitações e viu na missão a realização de um desejo antigo: participar de feiras especializadas.
“A forma como tudo foi conduzido tornou pequena qualquer expectativa frente ao aprendizado, às conexões e conquistas. Foi minha primeira vez em um evento da área e tive a oportunidade de expandir ideias, conhecer fornecedores e sentir que não estamos sozinhos nesse mercado. Só tenho a agradecer ao Sebrae por abraçar essa causa e fortalecer uma categoria que cresce tanto em Alagoas”, afirma a empreendedora.
Inovação e networking para crescer
A missão integra um conjunto de ações que o Sebrae Alagoas vem desenvolvendo ao longo do ano para apoiar o setor. Dados do Radar Sebrae mostram que 59% dos negócios de panificação e confeitaria encerram suas atividades em até quatro anos. Entre 2020 e 2024, 924 empresas fecharam no estado, enquanto 849 novos negócios foram abertos no mesmo período.
“É um setor promissor, mas que precisa de atenção. Além de sobreviver, é preciso se diferenciar. É aí que entram encontros, consultorias, diagnósticos e missões como a realizada agora. Nosso objetivo é fazer com que todos os empreendedores que têm contato com o Sebrae consigam se fortalecer e ir mais longe”, afirma Ruan Lee, do Sebrae Alagoas.
Em 2025, o Sebrae já promoveu dois encontros voltados para empresários do setor. O primeiro aconteceu em maio, durante o Alagoas Summit, com a temática “Padaria e Confeitaria Lucrativa”. Já em agosto, foi realizado o Encontro de Padarias e Confeitarias, com foco na construção de redes e redução de custos. Foi nesse último que surgiu a proposta da missão para a Mara Cake Fair, onde os participantes puderam acompanhar aulas práticas, palestras com empresários do setor, rodadas de negócios e contato direto com fornecedores.
“Mais do que o aprendizado da feira, o que os participantes mais valorizaram foi o networking. Dentro da própria missão, organizamos uma rodada de negócios na van, e surgiram parcerias imediatas entre os próprios empreendedores. Essa é a proposta central: criar ambientes de conexão, aprendizado e mentalidade empreendedora para que os confeiteiros possam se destacar no mercado”, completa Ruan.
O trabalho, segundo ele, não para por aqui. “Já planejamos novas missões em outros estados, participação em feiras e a continuidade dos encontros, que vão trazer diferentes temáticas de gestão. Todos os participantes foram inseridos na Comunidade de Panificação e Confeitaria para acompanhar as próximas ações e fortalecer sua rede de contatos”, finaliza.

