O dia 09 de fevereiro, sexta-feira da próxima semana, será especial para um grupo de artesãs de Penedo, cujo trabalho em bordado participará da New York Fashion Week (NYFW), um dos eventos de moda mais importantes e influentes do mundo. A peça é da Associação Pontos e Contos, que é acompanhada pelo Sebrae Alagoas desde a sua fundação. Além das bordadeiras penedenses, outra marca alagoana, liderada pela designer Alina Amaral, também foi selecionada para o mesmo desfile.
A Pontos e Contos foi indicada por Marcela Bacchin, da empresa Teçá Impacto, e a peça enviada aos Estados Unidos levou cerca de cinco meses para ser concluída. Toda colorida, foram gastos nela 700 metros de linha na produção.
O bordado feito à mão participa do Desfile da Diversidade da NYFW, uma iniciativa do Consulado-Geral do Brasil em Nova York. O evento tem o intuito de destacar a riqueza, a autenticidade e a inovação da moda brasileira. O desfile também vai incentivar os pequenos negócios brasileiros, em um ambiente que prioriza a inclusão e a colaboração intercultural.
“A expectativa é enorme para o grande dia. Estamos muito felizes com a oportunidade. O reconhecimento pelo nosso trabalho é sempre muito gratificante, pois só mostra que estamos fazendo a coisa certa. Já tem gente querendo saber mais detalhes sobre a peça, quanto custa em dólar. Sinto que depois dessa visibilidade, nós vamos trabalhar um bocado”, comemora a presidente da Pontos e Contos, Francisca Lessa.
Marina Gatto, gestora de Artesanato do Sebrae Alagoas, conta que a associação de bordadeiras já acessou quase todas as consultorias que a instituição oferece. “O Sebrae atende o grupo desde sua concepção, há muitos anos. Nós acompanhamos toda a sua evolução. Elas são ganhadoras do TOP 100, maior premiação do Artesanato do Brasil, realizado pelo Sebrae, em várias edições do prêmio. São referência de bordado e como grupo associativo para todo o estado de Alagoas”, afirma.
A analista conta que o bordado da Pontos e Contos tem uma rica história e tradição cultural que retrata o cotidiano e a população ribeirinha do Rio São Francisco. “Essa participação em um dos maiores eventos de moda do mundo não apenas valoriza e ajuda a preservar as técnicas tradicionais, mas também oferece uma oportunidade de ampliar o reconhecimento global da arte e cultura de Alagoas”, diz Marina Gatto.
Além disso, ela lembra que a inclusão do artesanato alagoano em eventos de moda pode abrir portas para outros artesãos locais. “Essa visibilidade proporciona novas oportunidades de negócios e promove o desenvolvimento econômico de uma atividade sustentável do nosso estado”, avalia ela.
Para Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa de Penedo, a participação da Pontos e Contos em um evento internacional significa colocar a cidade, mais uma vez, em posição de destaque internacional por sua essência criativa e cultural. “A Cidade Criativa da UNESCO terá a justa representação de seu artesanato premiado em um dos maiores eventos de moda do planeta, motivo de orgulho para os penedenses”, comemora.