ASN AL Atualização
Compartilhe

Alagoas atinge Top 3 no ranking de economia criativa no país

Na região Nordeste, estado fica atrás apenas de Sergipe no número de postos de trabalho gerados por este segmento
Por Débora Muniz
ASN AL Atualização
Compartilhe

Os postos de trabalho na economia criativa aumentaram significativamente entre os quartos trimestres de 2022 e 2023. De acordo com os dados do Observatório do Itaú Cultural, Alagoas teve um acréscimo de 25% de empregos, ficando em terceiro lugar em todo Brasil, atrás apenas de Sergipe (+28%) e de Roraima (+27%).

No quarto trimestre de 2023, Alagoas apresentou 54.470 vagas. No conjunto dos trabalhadores criativos, as categorias ocupacionais que apresentaram crescimento significativo entre os quartos trimestres de 2022 e 2023, em todo Brasil, foram: Design (29%), Música (24%), Desenvolvimento de Software e Jogos Digitais (18%) e Gastronomia (16%).

Segundo Danubia Dantas, analista do Sebrae Alagoas, nos últimos anos o estado tem se destacado pelo crescimento significativo na economia criativa, impulsionando a geração de empregos em diversas áreas. Este setor abrange atividades que vão desde as artes visuais até a tecnologia, passando pela moda, design, cinema, games, artesanato e produção de conteúdo digital.

“A economia criativa em Alagoas conta com o apoio do Sebrae em iniciativas de formação desses empreendedores criativos e na realização de eventos como festivais de cinema, feiras de artesanato, eventos culturais e o apoio a startups de base tecnológica. Essas ações têm sido fundamentais para fortalecer este setor, criando um ambiente propício para que novos empreendedores possam desenvolver suas ideias e gerar empregos.”, explicou a analista.

A geração de empregos na economia criativa não apenas contribui para o desenvolvimento econômico de Alagoas, mas também enriquece a vida cultural e social do estado. Ao valorizar a criatividade e a inovação, estamos construindo um futuro mais dinâmico e sustentável para todos os alagoanos.

Dados Nacionais

Segundo o Painel de Dados do Observatório do Itaú Cultural, as vagas de emprego na economia criativa demonstraram uma variação positiva de 4%, o que representa 287 mil postos de trabalho, entre o último trimestre de 2022 e o último trimestre de 2023. Alcançando o número total de 7.747.315 trabalhadores. O mercado de trabalho da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (Ecic) atinge seu maior patamar desde o início da série histórica disponível.

Confira a pesquisa completa aqui: https://www.itaucultural.org.br/observatorio/paineldedados/publicacoes/boletins/economia-criativa-4o-trimestre-de-2023-analise-sobre-o-mercado-de-trabalho-da-economia-criativa-formalizacao-e-questoes-de-genero-e-racacor