ASN AL Atualização
Compartilhe

Prêmio de Jornalismo 2024 celebra profissionais que contribuem com pequenos negócios

Com 100 trabalhos inscritos, 9 foram premiados nas categorias: áudio, texto, vídeo, foto e universitário
Por Débora Muniz e Myrna Pessoa
ASN AL Atualização
Compartilhe

“Quando vocês colocam o MEI ou o pequeno negócio na pauta de vocês e contam essas histórias, dão luz aos sonhos das pessoas. Essa é uma noite muito feliz, por estarmos aqui celebrando esse prêmio. Ficamos em segundo lugar do Nordeste, no número de inscrições válidas, e em primeiro do Brasil, na categoria Jornalismo Universitário”, registrou a gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Alagoas, Fabrícia Carneiro.

Com o tema “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, a 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo em Alagoas reuniu cerca de 200 pessoas e anunciou os nove vencedores neste sábado (14), no Buffet & Salão de Festas Chez Marie. Foram cinco categorias: Áudio, Texto, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário, que abordaram as melhores histórias de transformação através do empreendedorismo em Alagoas.

Os nomes dos profissionais e os trabalhos escolhidos pelo júri foram formados pelas experientes jornalistas Marcela Sampaio e Rosa Ferro, e o fotojornalista premiado Raul Spinassé. Na etapa estadual, os primeiros lugares em Texto, Áudio, Vídeo e Foto receberam R$ 5 mil, enquanto os segundos lugares e o Jornalismo Universitário levaram R$ 3 mil, cada.

Este ano, os segundo lugares em cada categoria, além da premiação em dinheiro, também foram homenageados com um quadro exclusivo, produzido por inteligência artificial. O estagiário de publicidade da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Alagoas, Vinícius Tenório, desenvolveu um prompt no Midjourney, com o briefing de cada história vencedora.

“A nossa intenção foi aproveitar o PSJ para evidenciar que nós, jornalistas, assim como todas as profissões, podemos e devemos nos apropriar das novas tecnologias a favor do nosso talento. Esses quadros evidenciaram o potencial criativo que, enquanto formadores de opinião, temos nas mãos, e com responsabilidade, podemos construir uma nova trajetória na Comunicação e na Assessoria de Imprensa de Alagoas”, considera a gestora estadual do Prêmio, Myrna Pessoa.

Na revelação dos primeiros lugares, além dos quadros, a surpresa ficou com a exibição dos vídeos dos personagens. As empresas T. Hand, Loja Carpe Dien Do, comunidade quilombola Lunga, em Taquarana; Associação de Mulheres em Ação no município de Jequiá da Praia; Feira do Graciliano Ramos expuseram suas histórias e falaram sobre o sentimento por serem inspiração e destaque no Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Vencedores

Na categoria Texto, o primeiro lugar ficou com a matéria “Empreendedores surdos provam que deficiência não limita capacidade de ter a própria empresa”, dos jornalistas Karina Dantas e Madysson Weslley, da Agência Tatu de Jornalismo de Dados, falando sobre a trajetória do Paulo Victor, pessoa surda que desenvolveu o aplicativo T. Hand.

O segundo lugar, na categoria Texto, foi para os jornalistas Valdete Calheiros e Lucas França da Silva, da Tribuna Hoje, que produziram a matéria “Reconstruir: do afundamento do solo para um novo alicerce”, que fala sobre os empreendedores que tiveram que reabrir seus negócios em outros bairros após desastre do afundamento do solo.

A história emocionante da Geleia de Umbu foi tema da matéria vencedora da categoria Jornalismo em Vídeo, dos jornalistas Maria Maciel, Welliton Soares, Handson Holanda, Danielle Silva, Lucas Martins e José Santos, da TV Pajuçara, com a reportagem “Geleia de Umbu transforma vida de comunidade quilombola em Taquarana”. Maria Maciel destacou o desempenho da equipe para contar uma história de tanto impacto sócio-ambiental.

O segundo lugar da categoria Vídeo ficou com a reportagem “Agricultores do Sertão empreendem com criatividade e sustentabilidade”, da TV Gazeta de Alagoas, dos jornalistas Amorim Neto, Aldo Correia e Paulo Mendonça. A matéria fala sobre os produtores rurais de Olho d’Água do Casado e Delmiro Gouveia que estão produzindo tomates no Sertão de Alagoas.

Já na categoria Áudio, o primeiro lugar ficou com os jornalistas João Arthur Sampaio, Ana Carla Vieira e Renee Alves, do TNH1, com a série de matérias com o tema: “Mente Sã, Negócio Salvo: conheça as histórias de mulheres interligadas pela superação através do empreendedorismo”. Ana Carla dedicou o trabalho à mãe que perdeu o marido durante a pandemia da Covid-19 e apresentou para ela a vida de várias mulheres que salvaram suas vidas, através do desenvolvimento de seus negócios.

O 2º lugar da categoria Áudio foi das jornalistas Géssika Costa e Flavia Pamela de Lima, com a matéria “Made in Alagoas: em 10 anos, número de cervejarias artesanais mais que dobrou no Estado”, do veículo: De Olho no Empreendedorismo Alagoas.

Com imagens belíssimas, Jonathan Lins ficou com o primeiro lugar da categoria Fotojornalismo, com o tema “Bloco Ecológico: Carapaças e conchas viram material para construção civil e transformam a vida de moradores das lagoas”, publicado na Agência Tatu de Jornalismo de Dados. Já Edilson de Omena Silva ficou em segundo lugar, com a foto da matéria “Moeda Verde: no passo a passo dos negócios”, publicada no Portal Tribuna Hoje.

A categoria especial de Jornalismo Universitário ficou com Laura Regina Santos Albuquerque e Ana Caroline Neves Cerqueira, alunas da Universidade Federal de Alagoas, com a matéria “Hoje o Graciliano Ramos é sinônimo de gastronomia: como empreendimentos trazem vida e movimentam a economia local”, publicada no veículo Cardume: Coletivo de Notícias. As ganhadoras desta nova categoria afirmaram como foi especial falar sobre o bairro onde elas cresceram e viram o desenvolvimento, por meio do empreendedorismo.

Além da homenagem aos vencedores, os porta-vozes do Sebrae que colaboraram com a imprensa, e tiveram seus clientes premiados com as matérias vencedoras, também foram destacados no evento. Em nome da analista Ana Madalena Sandes, receberam um quadro da artista Nikiela Farias, artesã da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar. Um pássaro que simboliza a inteligência, a sabedoria e a amizade, como mensageiros das boas notícias.

O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages; a gestora nacional do Prêmio, Renata Mariz; e o presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Henrique Moura, registraram sua mensagem de celebração e parabenizaram os inscritos e a organização estadual do PSJ.

-

Sobre o Prêmio

O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento ao jornalismo voltado para o empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira.

O PSJ, em sua 11ª edição, alcançou número recorde de inscritos. Em todo Brasil, o Sebrae recebeu 3.076 trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo país. Esse resultado é 62% maior que o número de participantes registrados na última edição do prêmio.

O PSJ segue agora para a etapa Regional. Se os representantes de Alagoas passarem nesta fase, seguem para a Etapa Nacional. A matéria de destaque, dentre as vencedoras nas categorias principais, leva para casa também o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo e um celular de última geração, a ser acumulado com o notebook, recebido como prêmio vencedor em sua categoria.