ASN AL
Compartilhe

Seminário debate futuro da marcenaria alagoana com foco em inovação e sustentabilidade

Com apoio do Sebrae Alagoas, evento também discutiu soluções sustentáveis, tecnologia e novas perspectivas para o setor no estado
Por Nathália Conrado
ASN AL
Compartilhe

Com o objetivo de estimular investimentos e debater o futuro da marcenaria alagoana, o Sebrae apoia o 1º Seminário de Inovação do Setor Moveleiro de Alagoas, que começou na última terça (27) e seguiu até a quarta-feira (28). O evento gratuito foi realizado na Casa da Indústria, em Maceió, e reuniu empresários, profissionais da marcenaria, representantes da indústria e instituições de fomento. A proposta é lançar um olhar estratégico sobre o futuro do setor, com foco em inovação, sustentabilidade e competitividade.

O Seminário marca o início da execução do convênio firmado entre o Sebrae Alagoas, Sindicato das Indústrias de Marcenaria, Móveis e Esquadrias de Alagoas (Sindimóveis-AL) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). A proposta é investir de forma estruturada na qualificação técnica da mão de obra, promovendo capacitações e preparando o setor para atender às novas demandas do mercado.

Durante a abertura oficial, o diretor-técnico do Sebrae em Alagoas, Keylle Lima, reforçou a importância de iniciativas que aproximam conhecimento, tecnologia e o setor produtivo. “O Sebrae Alagoas reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Este evento marca um novo momento para a marcenaria alagoana, unindo tradição e inovação por meio de temas como sustentabilidade, precificação e uso de tecnologias como a Inteligência Artificial. Ao lado desses grandes parceiros, seguimos apoiando os empresários do setor na busca por competitividade, crescimento e novas oportunidades no mercado”, destacou.

O Sebrae Alagoas reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Este evento marca um novo momento para a marcenaria alagoana, unindo tradição e inovação por meio de temas como sustentabilidade, precificação e uso de tecnologias como a Inteligência Artificial.

Também estiveram presentes na abertura, o gerente da Unidade Sindical e presidente do Sindivest/AL, Francisco Acioli, nesta ocasião representando o presidente da FIEA; O presidente do Sindimóveis-AL, Kennedy Calheiros, o vice presidente do Sindimóveis, Manoel da Silva e o coordenador do convênio, André Gomes.

Para Eron Achilles, empreendedor no ramo de vidraçaria, participar desse seminário é uma oportunidade valiosa para quem está no dia a dia da produção. “Muita coisa aqui se conecta com o meu trabalho, principalmente nas parcerias com marceneiros e na busca por soluções mais sustentáveis. Eventos como este mostram que o setor está se movimentando e abrindo espaço para crescer de forma mais profissional e integrada”, observou.

Troca de experiências

Com uma programação voltada especialmente para micro e pequenas empresas, o seminário promove a troca de experiências, a atualização técnica e o acesso a soluções tecnológicas, além de apresentar tendências que estão redesenhando o mercado moveleiro em todo o país.

A especialista em sustentabilidade e inovação em Inteligência Artificial, Simone Nascimento, destaca que o foco é disseminar ideias, incentivar e potencializar talentos do ramo, e esse é um dos principais pontos da palestra ministrada por ela.

“Muitas pessoas ainda veem a marcenaria como algo rústico, mas é justamente nesse setor que a criatividade se expressa de forma mais intensa. Nosso papel, como multiplicadores do conhecimento, é transformar essa criatividade em inovação. Queremos que o marceneiro assuma o protagonismo, tornando-se um líder exponencial por meio da inovação”, ressaltou Simone.

A especialista em sustentabilidade e inovação, Simone Nascimento, destaca que o foco é disseminar ideias, incentivar e potencializar talentos do ramo.

Convênio e investimentos

O Convênio de Desenvolvimento Sustentável do Setor Moveleiro em Alagoas, prevê um investimento de mais de R$ 1 milhão ao longo de dois anos, destinados a diversas ações estratégicas, como o Programa Renova Casa, capacitações especializadas, eventos de fomento e outras iniciativas que visam impulsionar a marcenaria em Alagoas.