ASN AL Atualização
Compartilhe

Sebrae Alagoas analisa estratégias de turismo para a ‘Suíça Alagoana’

Reunindo empreendedores da região, foram debatidas as potencialidades e vocações econômicas do município de Mar Vermelho e região
Por Débora Muniz
ASN AL Atualização
Compartilhe

Distante pouco mais de 100 km de Maceió e situado a 554 metros de altitude, o município de Mar Vermelho apresenta grande potencial turístico, impulsionado pelo clima serrano e pelas belezas naturais da Zona da Mata alagoana, com cachoeiras e trechos preservados de Mata Atlântica. Conhecido como “Suíça Alagoana”, o município chega a registrar temperaturas de até 12ºC no inverno. A oferta de atividades como turismo rural, esportes radicais e eventos culturais tem atraído turistas de diversas partes do Nordeste.

Com o objetivo de capacitar, fortalecer e entender as principais demandas dos empreendedores locais que atuam no setor turístico, o Sebrae Alagoas promoveu um encontro com os atores da região. A analista do Sebrae, Susylane Ferreira, explicou que o evento reuniu empresas ligadas ao segmento de turismo e produção associada, como restaurantes, pousadas, artesãos e produtores locais.

“Durante o evento, apresentamos a importância do turismo para a economia e como ele pode impulsionar o desenvolvimento de pequenos municípios. Também trouxemos casos de sucesso de cidades vizinhas com características semelhantes às de Mar Vermelho”, destacou a analista.

Foram discutidas as principais potencialidades e vocações econômicas do município, com destaque para o turismo rural. A análise foi baseada em um estudo produzido pelo Sebrae que avalia o potencial de desenvolvimento das atividades econômicas locais, considerando a quantidade de empresas formais por setor, evolução de emprego e renda, além do desempenho dessas atividades.

O encontro também abriu espaço para que os empresários compartilhassem suas realidades e principais desafios, por meio da aplicação da metodologia SWOT — sigla em inglês que representa Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

Além do momento de discussão, alguns expositores apresentaram produtos regionais, como o queijo Bazulaque (também chamado Brazulaque), biscoitos artesanais e o café Damasio, todos produzidos no município. Segundo Susylane Ferreira, um novo encontro será agendado para apresentar estratégias e soluções a partir de tudo que foi discutido.