Consultores de estilo, estudantes de moda, lojistas do varejo, indústrias de bolsas e acessórios participaram, na última terça-feira (29), do Encontro de Moda Alagoano, promovido pelo Sebrae Alagoas em Maceió. O evento teve como objetivo principal ouvir os empreendedores do setor para identificar desafios e construir, de forma conjunta, soluções que impulsionem o desenvolvimento da moda em Alagoas.
Essa foi a primeira ação do Sebrae voltada exclusivamente ao segmento dentro da metodologia de escuta ativa, implantada há cerca de dois anos. A proposta é entender as reais necessidades dos empreendedores e, a partir disso, planejar ações mais alinhadas com as suas realidades.
“Quem mais entende as dores do segmento da moda são os próprios empreendedores. É fácil planejar de forma isolada, sem ouvir quem está na ponta, mas isso não é eficaz. Estamos aqui para escutar e começar a construir algo concreto. A diversidade dos perfis presentes neste encontro é um ponto extremamente positivo para elaborarmos um diagnóstico fiel do setor”, explicou Carol Ávila, analista de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas.
As contribuições dos participantes serão sistematizadas em um relatório diagnóstico, que servirá de base para o planejamento de novas ações e políticas de apoio ao setor, com impacto previsto ainda para este ano e também para os próximos.
Resultados
Ana Mendes, proprietária da loja Ônix Bijoux, especializada em acessórios e personalização, destacou os ganhos que teve com a participação. “O encontro superou minhas expectativas. Consegui identificar falhas no meu negócio, principalmente no direcionamento da comunicação para a persona ideal. Além disso, saí com ideias para expandir minha equipe e explorar nichos pouco aproveitados aqui em Maceió”, contou.
Além da escuta ativa, o evento também contou com a participação de um representante dos Correios, que apresentou aos empreendedores soluções logísticas voltadas especialmente para pequenos negócios, demonstrando que os serviços vão muito além do envio de correspondências tradicionais.
A iniciativa faz parte de um movimento mais amplo do Sebrae para fortalecer o ecossistema da moda em todo o estado. Ainda em abril, foi realizado um encontro similar em Arapiraca, voltado para os empreendedores da região Agreste. O evento também foi marcado por momentos de escuta, troca de experiências e conexão entre empresários, com o propósito de impulsionar o setor em outras regiões de Alagoas.

