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Projeto de estudantes alagoanas é classificado em edital nacional com apoio do Sebrae

Equipe foi recebida pelo diretor-técnico, Keylle Lima, e apresentou o trabalho que tem como tema a Economia Circular
Por Débora Muniz
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O projeto “Tatame Sustentável” foi classificado entre os 20 finalistas do edital nacional “Power4Girls – Empower to Lead”, organizado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, implementada pelo Instituto Glória, para as Escolas Técnicas e Tecnológicas Federais, Estaduais e Escolas Técnicas sem fins lucrativos de todo país. A equipe foi recebida pelo diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, nesta terça-feira, (10).

Orientadas pelo professor Rui Fernando da Silva, com a colaboração do servidor Araken Cavalcante, a equipe Ecomats é formada por 4 estudantes do 2º ano do curso de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba: Priscila Ferreira Soares, Jéssica Almeida Barros da Silva, Giovana Vieira Clemente e Yasmim Sabrina Praxedes da Silva.

As alunas apresentaram um pitch de três minutos do projeto sobre seus objetivos e desafios. “O Sebrae está à disposição, temos todas condições de avançar. Ano que vem teremos um projeto nacional que vai apoiar startups, por isso, amadureçam esse projeto, que ele tem todo potencial”, afirmou Keylle Lima.

O ciclo 2024 do Power4Girls tem como tema a Economia Circular, inspirada pelos três R’s essenciais – reduzir, reutilizar e reciclar – que tem como objetivos construir um futuro sustentável e inclusivo. Já o Ecomats tem o propósito de reutilizar as esponjas multiusos, utilizadas em cozinhas, na construção de tatames, que seriam utilizados com fins educacionais, fisioterapêuticos e esportivos, impulsionando a economia de modo sustentável.

“A indústria brasileira produz 360 milhões de esponjas multiuso por ano. Especialistas recomendam usar uma por semana, totalizando 54 esponjas por casa ao ano. São de difícil reciclagem e descartadas incorretamente, causando grande impacto ambiental”, explicaram as estudantes durante a apresentação.

Foram 218 projetos inscritos e 20 classificados. Durante o mês de novembro, elas estiveram em Brasília para apresentação do projeto. O momento foi uma oportunidade para expor o projeto para um público qualificado, na busca de parcerias.

“Inicialmente foram 280 projetos, depois ficaram 220 e elas estão entre as 20 do Brasil. Elas viajaram para Brasília, passaram três dias no Instituto de Glória com a Embaixada e o Consulado Americano e fizeram a apresentação do projeto. Ficamos surpresos com o resultado e desenvoltura das meninas”, afirmou o professor Rui Fernandes.

A analista do Sebrae, Ariana Gonçalves, e a consultora Cristiana Campos acompanharam de perto o desenvolvimento projeto, capacitando as estudantes para a apresentação do pitch e adequando o trabalho dentro dos critérios exigidos pelo edital da seleção.