ASN AL
Compartilhe

Mulheres do Agro bate recorde de público e confirma força feminina no campo

Segunda edição do encontro reuniu mais de mil mulheres do meio rural, que vieram para Maceió em caravanas de todas as regiões de Alagoas
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Mais de mil mulheres que atuam no agronegócio estiveram reunidas nesta quarta-feira, dia 30, no espaço Fábrica de Eventos, em Jaraguá, para o 2º Encontro das Mulheres do Agro de Alagoas. O evento, promovido pela Comissão Mulheres do Agro de Alagoas, criada pelo Sistema Faeal/Senar com apoio do Sebrae Alagoas, destacou o protagonismo feminino no setor e reforçou a importância da atuação das mulheres para o fortalecimento do agro no estado. O encontro é parte integrante da programação da 74ª Expoagro, que acontece até o próximo domingo (3), no Parque da Pecuária.

Com uma programação recheada de palestras e mesas-redondas, o encontro trouxe histórias inspiradoras de mulheres líderes que estão transformando o campo em Alagoas e em outros estados do país. O encontro foi um marco na promoção do protagonismo feminino no agronegócio, bandeira defendida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que criou a Comissão Nacional das Mulheres do Agro, incentivando cada federação estadual a estabelecer as comissões locais.

A produtora rural, Juliana Almeida, representante de Alagoas na Comissão Nacional Mulheres do Agro da CNA e diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, destacou o crescimento do movimento e a força coletiva das mulheres presentes. “Esse protagonismo é de todas nós. Trabalhamos um ano inteiro para a realização desse evento, com muito carinho e apoio dos nossos parceiros. O grupo formado por colaboradoras do Sistema Faeal/Senar e do Sebrae Alagoas organizou um encontro focado em palestrantes com muito conteúdo, para que a troca de experiências e conhecimentos que estamos vivemos aqui fortaleça cada mulher para continuar fazendo a diferença no agro em suas propriedades,” afirmou Juliana.

O diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, e o diretor-superintendente, Vinicius Lages, também prestigiaram o evento, celebrando a força das mulheres do segmento. “É uma honra testemunhar o espírito empreendedor e a determinação de cada mulher aqui presente, especialmente aquelas que enfrentam os desafios do setor agro com tanta garra. No Sebrae Alagoas, acreditamos no potencial de cada uma delas, nos mais diversos programas, e estamos aqui para apoiar, impulsionar e dar ferramentas para que seus negócios cresçam e prosperem”, destacou Keylle Lima.

O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, também fez questão de destacar o que o encontro representa na prática. “Além da troca de conhecimento e experiências, este evento tem um caráter prático, que convoca as mulheres para participarem mais ativamente das entidades que formam o agronegócio, seja em associações, sindicados, comissões e federações. É preciso que vocês ocupem todos os espaços possíveis, para que tenhamos representatividade feminina nas tomadas de decisões”, enfatizou Almeida.

A presidente da Comissão Mulheres do Agro de Alagoas, Morgana Tavares, enfatizou que o evento foi criado para as mulheres que estão dentro e fora dos limites da porteira, mantendo uma relação com o agro. Ela reforçou o papel transformador do Sebrae na capacitação e apoio a essas profissionais. “O Sebrae tem sido essencial na nossa jornada. Esse evento representa o compromisso do Sistema Faeal/Senar, do Sebrae, dos Sindicatos Rurais e de toda a nossa equipe em desenvolver e fortalecer a presença da mulher no campo,” enfatizou Morgana, agradecendo o apoio dos parceiros.

A Secretária de Agricultura do Estado, Aline Rodrigues, destacou a evolução das oportunidades para as mulheres e como Alagoas está cada vez mais presente no cenário nacional. “Ver o crescimento das mulheres no agro é uma mudança de cultura importante. Hoje, Alagoas é um dos estados com maior representação feminina em cargos de gestão na agricultura e pecuária”, disse a secretária.

A importância do evento foi destacada como um espaço de valorização e apoio à participação feminina no agronegócio em Alagoas, reunindo mulheres de todo o estado e demonstrando o compromisso de diversas instituições, como o Sistema Faeal/Senar, o Sebrae, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, em fortalecer o setor. A deputada Fátima Canuto ressaltou o orgulho em integrar a Comissão Estadual, mencionando os desafios que as mulheres enfrentam no campo e a contribuição significativa da atuação feminina para o desenvolvimento do agronegócio local. A deputada Carla Dantas também esteve presente no evento e ressaltou a importância das palestras para conhecimento e crescimento pessoal.

Já Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), destacou que o movimento iniciado em Alagoas tem crescido muito, ganhando força com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além de diversas lideranças e entidades, como o Sebrae, o Senar e a Federação da Agricultura e da Pecuária (Faeal). Ele também celebrou a participação feminina e o impacto das técnicas de campo e produtoras rurais nas propriedades, afirmando que o cenário do agronegócio, historicamente masculino, está sendo transformado pela presença de mulheres competentes e engajadas.

Um exemplo transformador é o de Salete Barbosa, mulher indígena de Palmeira dos Índios, vice-presidente da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam). A cooperativa foi criada em 2010 e vem transformando a jabuticaba em doces cristalizados, geleias, compotas e vinho derivado da fruta. Para Salete, o evento é uma oportunidade de trocar experiências que auxiliam no seu trabalho diário. “Estou aqui em nome de um exército de mulheres. Trabalhamos com sol e chuva, seja em boa safra ou não. Esse evento é especial, pois fortalece e valoriza a resistência da mulher do campo”, disse.

O evento foi finalizado com uma palestra de Ida Beatriz Machado, considerada uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” pela Forbes, que ressaltou a importância da liderança feminina no setor agropecuário. “O agro oferece diversas oportunidades para as mulheres. Precisamos nos fazer presentes, mobilizar e motivar outras mulheres a integrarem esse universo, que se beneficia de nossas habilidades comportamentais e técnicas,” reforçou.

Também estiveram presentes a superintendente do Sebrae de Sergipe, Priscila Felizola; a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SEDICS), Alice Beltrão; e a secretária da Mulher da Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Raquel Brás. O 2º Encontro das Mulheres do Agro marcou mais um passo na valorização e fortalecimento da mulher no setor agrícola, celebrando a união, a diversidade e a coragem que as mulheres de Alagoas levam ao campo diariamente.

Para acessar a galeria completa de fotos do evento basta clicar aqui.

-