ASN AL Atualização
Compartilhe

Encontro reúne produtores e instituições para fomento da aquicultura alagoana

Evento vai discutir desafios, oportunidades de aprimoramento e formas de suporte ao segmento
Por Heitor Teles e Débora Muniz
ASN AL Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de debater as dificuldades, identificar oportunidades de melhoria, explorar tendências no cultivo de peixes e camarões, além de apresentar um panorama da aquicultura no estado, será realizado no dia 4 de setembro, na agência do Sebrae em Penedo, o Encontro de Aquicultores do Litoral Sul Alagoano.

O evento contará com uma roda de conversa entre aquicultores, especialmente produtores de peixes e camarões, que irão discutir o cenário atual, as dificuldades enfrentadas e as necessidades dos produtores rurais para o desenvolvimento da atividade na região. O foco é promover a formação dos aquicultores e fortalecer a cadeia produtiva local, reunindo os produtores para discutir melhorias no setor. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

“O Sebrae hoje é um agente de desenvolvimento dessa cadeia produtiva. Com soluções voltadas para essa área, o foco é promover discussões, verificar dificuldades através de conversas com parceiros, que tem nos auxiliado também nesse processo de desenvolvimento, tanto econômico, como territorial” afirma Francisco Guilherme, trainee do Sebrae de Penedo.

Entre as temáticas abordadas, estão o panorama da aquicultura em Alagoas e as ações do Sebrae e de seus parceiros no apoio à produção de peixes e camarões. Serão discutidos também temas como a simplificação do licenciamento para aquicultores, recentemente implementada pelo Governo Federal, políticas públicas, cooperativismo e beneficiamento de produtos. Além disso, o encontro destacará as tendências para a aquicultura, abordando de forma assertiva como o Sebrae pode apoiar o pequeno negócio do segmento a aumentar sua produção, produtividade e faturamento.

Diversos parceiros já confirmaram presença no encontro, incluindo Senar, Ufal, MPA, Ifal, sindicatos, cooperativas e entidades de calsse como a Associação dos Criadores de Camarão de Alagoas (ACCAL).

Cenário local

A aquicultura é uma atividade econômica significativa em Alagoas, com impacto tanto para o mercado local quanto para a exportação. O estado é conhecido por seu potencial na produção de camarões e peixes. Como um dos principais estados brasileiros na produção de camarão marinho, já que a região do litoral, com suas condições ambientais favoráveis, é ideal para a produção em viveiros. Dados recentes indicam que a produção de camarões em Alagoas pode atingir dezenas de milhares de toneladas por ano.

“O Nordeste é responsável pela grande parcela desse desenvolvimento da área de aquicultura, e o estado de Alagoas é um cenário propício para o crescimento do setor. Tanto na produção de peixe, a piscicultura; na produção de camarão, a carcinicultura e também na produção de ostras, a ostreicultura. Com destaque, principalmente, para a região agreste, que vem tendo esse desenvolvimento na produção de camarão,” comenta Francisco Guilherme.

O estado de Alagoas tem observado um crescimento contínuo na produção e na tecnologia empregada, com sistemas mais modernos de cultivo e controle de qualidade. Francisco Guilherme aponta que a disponibilidade hídrica é forte no litoral Sul, tendo potencial para aumentar cada vez mais essa produção, tanto da parte de camarão e de peixe, como também de ostras.