ASN AL
Compartilhe

Alagoanas marcam presença em fórum da Comissão Nacional de Mulheres do Agro 

Programação contou com painéis e oficinas com foco na ampliação da participação feminina no agronegócio brasileiro
Por Guilherme Lamenha - com CNA
ASN AL
Compartilhe

O primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina, organizado pela Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, contou com a presença de representantes alagoanas do setor. O evento aconteceu, nesta quarta-feira (3), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília, com delegações de todas as regiões do país.

O presidente da CNA, João Martins, falou da importância da atuação das mulheres para fazer o agro, o sistema sindical e um Brasil cada vez mais forte. Na mensagem enviada ao Fórum, ele afirmou que desde a criação da Comissão, em agosto de 2022, os resultados foram expressivos.

“Essas conquistas mostram a força dessa iniciativa, sempre em busca de aumentar a presença e a representatividade feminina no sistema sindical, a renda e a qualidade produtiva na agropecuária realizada por mulheres no campo”, salienta.

As lideranças femininas participaram, ao longo do dia, de uma programação que contou com a realização de painéis em formato de mesa redonda e uma oficina sobre a representatividade rural. O evento também teve um espaço de vivência e compartilhamento, onde as participantes puderam conhecer mais sobre a atuação do Sistema CNA/Senar.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Juliana Almeida, que também representa Alagoas na Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, esteve presente ao encontro, junto à presidente da comissão no estado, Morgana Tavares. “Estamos testemunhando um evento histórico nesse primeiro fórum, que mostra a força e o protagonismo feminino no agronegócio do país. Em outubro, vamos realizar o nosso segundo encontro estadual e, em breve, divulgaremos a programação”, afirma.

Para Morgana Tavares, a presença cada vez maior de mulheres na gestão de propriedades rurais só tende a crescer. “Representar Alagoas nesse fórum é muito importante, já que a nossa missão é ampliar a participação feminina na liderança do agronegócio”, diz a presidente, que também lidera o Sindicato Rural de Junqueiro.

Além de Juliana Almeida e Morgana Tavares, participaram do fórum as analistas do Sebrae Alagoas, Érica Pereira, e Pollyana Bellotti, gestoras dos programas Sebrae Delas e AgroNordeste, respectivamente.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, recepcionou as participantes do encontro e falou de como o exemplo da sua mãe foi fundamental na sua trajetória e na sua carreira profissional. “Hoje eu tenho o prazer de dizer que o Sistema CNA/Senar é a casa da produtora rural. Vocês, juntas, estão aqui para colocar o agro no patamar que ele deve estar, que é no topo”, afirmou Carrara.

A presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira, também destacou a relevância do evento, agradeceu às representantes estaduais e convidadas presentes, e fez um relato da trajetória e dos trabalhos realizados pela Comissão.

“Esse trabalho que fazemos no Sistema CNA/Senar é para que tenhamos cada vez mais mulheres ocupando espaços. Cada uma de nós sabe como devemos ser resilientes nessa jornada. E somos”, concluiu a presidente.