ASN AL
Compartilhe

Agentes de viagens participam de encontro e conhecem caso de sucesso do agreste pernambucano

Reunião aconteceu na sede do Sebrae Alagoas e proporcionou troca de informações entre os participantes
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Representantes dos Agentes de Viagens do Agreste de Pernambuco (Avap) estiveram em Alagoas, a convite do Sebrae e de empresários, para apresentar o seu caso de sucesso a um grupo de 34 agentes de viagem de Alagoas. Nesta terça-feira (25), Shirley Oliveira, coordenadora da Avap, falou sobre a importância da coletividade para o fortalecimento do segmento e a ampliação do mercado.

Os 34 agentes estão sendo acompanhados pelo Sebrae desde março, a fim de traçar um diagnóstico e desenhar um plano de ação, dividido em vários eixos. O grupo terá acompanhamento na execução dessas ações até o final do ano. O estudo apontou que o mercado está favorável, mas que as agências precisam congregar algumas ações, estruturar melhor o marketing e analisar as ferramentas utilizadas para trabalhar ações coletivas.

“Nós estamos fazendo um estudo através de entrevistas individuais com as 34 agências e abordamos assuntos coletivos no sentido de ouvir a interpretação deles com relação ao cenário. Então, o que a gente identifica é que eles estão em um momento que precisam de apoio jurídico, para que eles tenham uma assessoria de como se salvaguardar no processo jurídico, no processo legal, conhecer um pouco mais sobre tributação, sobre precificação.”, diz a facilitadora Silvania Barros.

Segundo Amanda Pinto, analista do Sebrae, o setor produtivo do turismo agrega uma cadeia de múltiplos segmentos e, ao fortalecer os diversos ramos do turismo, também reforça a economia de todo o estado. Uma das metas é auxiliar na construção de uma plataforma colaborativa de base tecnológica entre as agências.

“A intenção é fortalecer este grupo. As agências de turismo são responsáveis pela venda de produtos e roteiros turísticos de Alagoas. Portanto, incentivamos que elas trabalhem em conjunto, criando novas rotas com temáticas diversas, como o afroturismo, o turismo rural e o turismo de bem-estar cultural. Existe uma grande diversidade a ser explorada”, afirma Amanda.

Shirley Oliveira destacou que, por meio da Avap, os agentes de viagens do Agreste pernambucano passaram a ter uma posição de respeito e conquistaram vantagens como assessoria jurídica, acordos comerciais e treinamentos. “A maior dor que a gente tinha também era assessoria jurídica. Também enfrentamentos o período pandêmico, que foi muito complicado. A Avap veio para mostrar que a gente precisa dessa união, precisa levantar a cabeça e tomar a nossa posição para que essa posição coquistada dentro do turismo seja respeitada.”, reforça Shirley, ao lembrar que no início eles também contaram com o apoio do Sebrae de Pernambuco.

O dono da agência Kairó Turismo, Diogo Acioli, é um dos empresários que participa do projeto. Ele espera reforçar as parcerias e melhorar a negociação com compras em conjunto, por exemplo. “Estar no Sebrae é sempre enriquecer conhecimento. Como grupo, é uma oportunidade para expor ideias, trocar informações e abordar temas atuais, que possam fortalecer nosso setor”, afirma o empreendedor.