ASN AL
Compartilhe

Evento reúne empreendedoras 50+ com foco em novas oportunidades

Evento promoveu um espaço de aprendizado, inspiração e empoderamento para mulheres com 50 anos ou mais
Por Débora Muniz e Guilherme Lamenha
ASN AL
Compartilhe

Cerca de 2,5 milhões de pessoas no Brasil começaram seu próprio negócio com 55 anos de idade ou mais, segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae. Pensando em acolher esse público, o Sebrae Alagoas realizou um workshop com o tema “Reinventar e Inspirar: Estilo e Empreendedorismo Feminino 50+”, na tarde desta quinta-feira (13).

“É uma grande alegria que recebemos essas mulheres incríveis aqui no Sebrae, para trocar experiências, adquirir conteúdos e manter um networking com quem tem tantas histórias para contar e novas oportunidades para desbravar no universo do empreendedorismo. O Sebrae Delas tem tudo a ver com essa missão e acolhe essas mulheres com muito entusiasmo”, afirma a analista Érica Pereira, gestora do programa em Alagoas.

A especialista Virginia Maroja está à frente de uma comunidade de mulheres com 50 anos mais, que em sua maioria empreendem e fizeram, ou estão fazendo, a transição de carreira. Com a palestra “Personalidade de Estilo, cor e visagismo”, Virginia destacou temas como a importância da imagem para a autoestima da mulher.

“Esse assunto move mais de 15 milhões de dólares no mundo. A fase que inicia a partir dos 50 anos não está relacionada apenas a hormônios e menopausa, vai além e trata de autocuidado e felicidade, dentre outras possibilidades. No Brasil já temos mais pessoas de 50 anos que adolescentes com até 17 anos.”, destaca. Além da palestra, o evento também realizou a oficina prática “Empreendedorismo 50+” com a consultora 50+, Rozeilda Lopes, consultora do Sebrae.

Ainda segundo Érica Pereira, atrair esse público faz com que o Sebrae atenda novas clientes de uma forma mais assertiva com soluções customizadas. “Algumas dessas mulheres, em sua apresentação, relataram não saber que o Sebrae seria para todos os públicos e se sentiram honradas em poder participar pela primeira vez de uma capacitação tão rica numa instituição com tanta credibilidade”, destaca a analista.

Economia Prateada

Uma pesquisa realizada pela consultoria Eixo, intitulada, Elas 45+, com foco nos movimentos etários no Brasil, 63% das mulheres com mais de 45 anos são provedoras de suas famílias, sendo que pelo menos 40% representam a única fonte de renda. Isso demonstra que, se o ambiente corporativo ainda é hostil com os mais velhos, com as mulheres mais velhas ele é duplamente agressivo. Na mesma pesquisa, 40% das mulheres dessa faixa etária estão desempregadas.

Segundo um outro levantamento apresentado pela empresa de consultoria Empreendabilidade, os profissionais acima de 50 anos têm mais chances de sucesso na abertura de um negócio. Essa pesquisa também apontou que a população com mais de 55 anos representa 30,7% do total de empreendedores no Brasil.

Vale lembrar que a população de pessoas com 50 anos ou mais é crescente no Brasil e no mundo, apresentando hábitos de consumo bem definidos.Ao conjunto de atividades econômicas voltadas para atender suas necessidades chamamos de silver economy ou economia prateada, um segmento que envolve todos os produtos e serviços adquiridos por essas pessoas.

O segmento é considerado a terceira maior atividade econômica do mundo, movimentando mundialmente US$ 7,1 trilhões anualmente e estes dados revelam uma grande oportunidade para o e-commerce, só para citar um exemplo de oportunidade. Nos Estados Unidos, metade da população entre 52 e 70 anos passa pelo menos 11 horas por semana on-line.

Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que pessoas com mais de 65 anos compõem 17% da faixa dos 5% mais ricos do Brasil. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) identificou ainda que 41% dos idosos gastam mais com produtos de desejo do que com itens de necessidade básica, sendo que para 66%, aproveitar a vida é a grande prioridade.

Para saber mais sobre o tema, clique aqui.

-