ASN AL
Compartilhe

Especialista destaca competências para pequeno negócio continuar competitivo

Palestra de Pierro Franceschi no Fórum Novas Froreiras, promovido pelo Sebrae, abordou conceito de “Organizações Infinitas”
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

As mudanças impostas pelas novas tecnologias na sociedade faz com que empreender se torne ainda mais desafiador. Para Piero Franceschi, sócio da StartSe, a diferença está em quem sabe utilizar esse momento a seu favor. “A confusão hoje é a lucidez”, provocou Piero durante a palestra da segunda edição do Fórum de Negócios Novas Fronteiras, promovido pelo Sebrae Alagoas. O evento aconteceu na noite desta terça-feira (11) e lotou dois auditórios com empreendedores alagoanos, que foram ouvir sobre o conceito das “Organizações Infinitas”.

Segundo o especialista, existe uma necessidade das empresas se reinventarem o tempo todo e, com isso, mudar a forma de exercer liderança, utilizando tecnologias eficientes de forma consciente. “De alguma forma, a gente foi sempre treinado para fazer as coisas do jeito que sempre fizemos, usando a máxima ‘em time que está ganhando, não se mexe’. E hoje, na verdade, o time para continuar ganhando tem que continuar mexendo.”, destacou um dos sócios da StartSe, uma das empresas de consultoria e treinamento mais respeitadas do país.

“O evento Novas Fronteiras é um despertar para o empresariado alagoano, porque aborda temas que vão da economia à educação. Hoje, especificamente, vamos tratar de ‘Organizações Infinitas’, ou seja, como o empresariado precisa enxergar o seu negócio de modo a continuar tendo relevância para o seu cliente, para o seu negócio e, portanto, prosperar ainda mais. Então, a ideia do Novas Fronteiras é, na verdade, tirar os empresários da zona de conforto e apresentar tendências, mostrar inovação, mas, sobretudo, evidenciar como ele pode causar impacto na economia local, sobretudo no estado de Alagoas”, destacou o diretor-técnico do Sebrae, Keylle Lima.

Piero Franceschi destacou as cinco competências que o pequeno negócio precisa ter para se reinventar e manter seu negócio sempre vivo. Seriam elas: a audácia, o tempo todo trabalhar com a pergunta “por quê não?”; a capacidade de mudança, que é mais fácil para pequenas empresas do que para as grandes; a abertura para tratar as coisas como elas verdadeiramente são; a assertividade, jogar pequenas balas para saber a melhor estratégia e, por último, a conexão direta com o cliente.

“É como dizem: ‘se você quer trabalhar numa grande empresa tolere a política, se você quer trabalhar muito, trabalhe com a pequena empresa’. Quanto mais local a gente está, quanto mais estamos próximos do cliente, mais a gente vai vencer nos nossos negócios, diferente dos grandes conglomerados globais, das grandes plataformas nacionais”, explicou Piero.

Dorgivanio Nicácio é empresário e proprietário da livraria Livro Presente há seis anos. Para ele, o evento trouxe uma oportunidade de atualização. “A gente sabe que o mercado vem mudando a cada ano, a cada mês, a cada dia e é muito importante essa ajuda que o Sebrae promove para a gente, que é empresário e precisa sobreviver, prosperar. Fazemos questão de participar, porque o que aprendemos aqui passamos para nosso time e a certeza é de crescimento e sucesso garantido”, afirmou.

Segundo a analista do Sebrae, Cintia Silver, e gestora dos Novas Fronteiras, o objetivo do evento é trazer nomes de referência nacional, que muitas vezes o empresariado local não tem a possibilidade de acessar diretamente ou participar das discussões que normalmente se concentram no Sul e Sudeste do país.

“A gente quer realmente incomodar quem participa, para trazer ideias novas, para que as pessoas consigam aplicar também esses conceitos dentro das próprias empresas. Como foi falado na palestra, não existe diferença entre negócio tradicional e negócio mais inovador, mais disruptivo. Negócio é negócio e você está ali para resolver o problema do cliente. O pequeno empresário não tem uma estrutura para ter uma mega inovação, para investir em desenvolvimento, pesquisa. Então, eu acredito que quem participou conseguiu se enxergar e ver que ainda assim é possível buscar as mudanças, buscar acompanhar o que é mais novo no mercado que ele atua também.”, afirmou.

A terceira edição do Fórum Novas Fronteiras já está com as inscrições abertas na plataforma doity (https://doity.com.br/novasfronteirasagosto). O evento acontece no dia 13 de agosto, às 17h, na sede do Sebrae, em Maceió, com a palestra “Estratégias para criar valor extraordinário”com Rony Meisler e Erlana Castro, da marca Reserva.