ASN AL
Compartilhe

Consultoria ‘Favo Cheio – Boas Práticas na Apicultura’ contribui com desenvolvimento de apicultores

Produtor do sertão alagoanos relata aumento da produtividade e renda após início dos trabalhos com a consultoria em suas colmeias
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Desenvolvida para planejar e executar ações direcionadas para profissionalização da atividade apícola, para que pequenos negócios do setor possam ser mais produtivos, econômicos e com maior sustentabilidade ambiental, a consultoria Favo Cheio – Boas Práticas na Apicultura, ofertada pelo Sebrae Alagoas, tem contribuído para o desenvolvimento da apicultura no Estado.

Um dos produtores que tem se beneficiado dessa consultoria é Henaldo Tertuliano, do município de Senador Rui Palmeira, no Sertão Alagoano, que conta com um apiário em sua propriedade e mais quatro em terreno de amigos. Desde 2016, através da Favo Cheio, são trabalhados aspectos de manejos efetivos de produção; manutenção e fortalecimento das colmeias ao longo do ano; implantação da gestão apícola; além do planejamento estratégico de ações pontuais e anuais no empreendimento.

A consultoria tem trazido como resultados melhorias nos processos de produção, aumento da produtividade por colmeia, satisfação do apicultor e, consequentemente, aumento de sua renda e melhoria na qualidade de vida, já que passou a vender para cooperativas e empresas apícolas de Maceió.

“Após o início desse trabalho, tive boas quantidades de mel produzidas. Eu não esperava esses resultados tão bons da forma que está sendo após essas práticas. O conhecimento que recebi através da consultoria me fez desenvolver o trabalho e aumentar ainda mais a minha renda”, destaca Henaldo Tertuliano.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Vânia Britto, enfatiza que a metodologia, que tem 167h, é dividida em várias etapas e o apicultor pode ir fazendo de acordo com a situação da sua propriedade. Ela também lembra a importância dessa consultoria para os apicultores alagoanos.

“Um dos ganhos dessa consultoria é aumentar a eficiência produtiva das colmeias através do aumento da produtividade, melhorando, assim, o conforto e a qualidade dos insumos utilizados para que as abelhas explorem ao máximo as condições de produção e retornem com maior efetividade o lucro ao apicultor, enriquecendo o ambiente, através da polinização, e contribuindo para a fixação do homem no campo”, conclui Vânia Britto.

Os interessados em ter acesso à consultoria Favo Cheio – Boas Práticas na Apicultura podem ligar para o atendimento do Sebrae Alagoas, através do telefone 0800 570 0800.