ASN AL
Compartilhe

Empresa de tecnologia consegue acessar recurso para viabilizar projeto de Inteligência Artificial

Proposta da Performance Tecnologia é executar atividades de pesquisa e desenvolvimento de software para incorporação de inteligência computacional no rastreamento de frota da empresa
Por Kelmenn Freitas – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

O uso de Inteligência Artificial (IA) para fazer o controle e rastreamento de frotas de veículos foi a aposta do empreendedor Dirceu Ayres do Nascimento, da empresa Performance Tecnologia, para emplacar um projeto numa chamada pública da Embrapii, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

Tudo começou após ele ‘tropeçar’ nas redes sociais em publicações dando conta para a chamada pública. “Eu fiquei sabendo pelos meios de comunicações da Ufal [Universidade Federal de Alagoas], como também vi nas redes sociais. E isso foi o nosso gatilho para procurar a viabilização desse recurso. O processo para quem quiser acessar esse recurso é o site do Embrapii e verificar quais as unidades credenciadas que podem contribuir com a sua empresa”, conta.

Contemplado, agora Nascimento quer dar o start no seu projeto, cujo objetivo é a execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento de software para incorporação de inteligência computacional na plataforma de rastreamento de frota da empresa. E cabe a Performance Tecnologia, a empresa dele, fazer isso acontecer por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas, imaginativas, criativas e inovadoras.

“O dinheiro não vem para a nossa empresa, ele fica na unidade Embrapii que contratou o projeto com a nossa empresa. Fora isso, a nossa empresa também tem que fazer um determinado aporte para a execução do projeto. Esses recursos são investidos pela unidade Embrapii na contratação de Recursos Humanos, na contratação de serviços de terceiros, material de consumo e o que for necessário para esse projeto”, explica ele.

Apoio

Para acessar os recursos via Embrapii, Nascimento conta que o Sebrae Alagoas foi um parceiro essencial, principalmente por viabilizar o projeto de maior porte em termos de volumes financeiros.

“O Sebrae tem um convênio com a Embrapii, onde eles aportam um valor de até R$ 150 mil para pequenas empresas, que, diga-se de passagem, é um valor bem escasso e concorrido nacionalmente. Graças a Deus a Embrapii ainda tinha esse valor disponível do Sebrae e que até o momento a unidade Embrapii em Alagoas não tinha nenhum projeto em execução com esse aporte. Então tivemos a oportunidade de contratar um projeto maior e mais complexo e com maior potencial de gerar impacto para a empresa”, revela.

O analista da Unidade de Soluções e Inovações (USI) do Sebrae Alagoas, Danisson Reis, conta que esse é o primeiro projeto que o estado consegue emplacar na Embrapii.

“Nós já tínhamos tentado nas demais unidades Embrapii emplacar outros projetos, mas não galgamos êxito por questões de recursos e outros fatores. E também porque várias unidades Embrapii não eram aqui em Alagoas. São em Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Amazonas. Mas agora, com a importância de a gente ter uma unidade Embrapii aqui, todo o contato foi bem rápido, fomos conseguindo ser bem céleres e conseguimos arrematar esse recurso para a empresa”, explica ele, acrescentando que o Sebrae Nacional faz um aporte de 70% nos recursos para viabilizar o projeto da empresa.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial é uma organização social qualificada pelo governo federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Educação (MEC) são os dois órgãos federais que repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito (82) 99162-5416