O conceito “Inovar para transformar realidades” serve de guia para a vocação empreendedora de Penedo, tanto que foi esse o tema para o Inova Penedo, evento que deixa um legado importante de conexões estratégicas no ecossistema de inovação. A iniciativa escreve mais uma linha no desenvolvimento do Baixo São Francisco, que cada vez mais se torna exemplo de como a inovação pode gerar impacto econômico, social e cultural duradouro.
No centro desse processo está o Sebrae Alagoas, que atua como catalisador de iniciativas capazes de transformar ideias em negócios que trazem soluções concretas para o desenvolvimento regional, como explica o analista Lucas Lopes. “Penedo tem uma veia empreendedora muito forte e por isso o Inova Penedo foi transformador, do ponto de vista de conseguir unir as instituições públicas e privadas com um objetivo comum, a transformação da realidade local. A realização e o sucesso do evento mostram que o Sebrae está cumprindo o seu papel, ramificando suas ações por toda a cidade e consolidando Penedo como um município pujante no empreendedorismo. E a cidade sabe que pode contar com o Sebrae, que está de portas abertas para apoiar e desenvolver ainda mais a região e a jornada de cada empreendedor”, afirma.
Mulheres na liderança dos negócios e da ciência
A programação também contemplou o protagonismo feminino nos negócios e na vida acadêmica, com o painel sobre Empreendedorismo Feminino, Inovação e Ciência. A sessão, mediada pela analista do Sebrae Danúbia Dantas, teve como convidadas a professora universitária e coordenadora do programa Ciência é Coisa de Mulher, Elisângela Costa; a empresária e influenciadora digital Camila Reis; e a engenheira de petróleo, Tatiana Cristina Rodrigues Nascimento, que está à frente da empresa Coco Bom.
Elas compartilharam desafios na atuação em áreas majoritariamente masculinas, onde frequentemente têm sua competência questionada devido seu gênero, identidade racial e condição social, além de inspirar e empoderar as mulheres do público com suas trajetórias de vitória sobre as dificuldades. “Mais da metade dos negócios são tocados por empreendedoras. Em todo o Brasil, são mais de 10 milhões de mulheres que empreendem, mas apenas 10% inovam. Com essa programação, nós queremos mostrar que é possível para a mulher levar inovação para o seu negócio, trazendo práticas de profissionais que inovam em suas áreas, seja na universidade ou nas suas empresas”, ressaltou Danúbia Dantas.

A analista Grizielle Caldas, responsável pela organização do painel, a proposta foi desmistificar a inovação, mostrando que ela pode ser aplicada no dia a dia e sua conexão com a ciência. “Decidimos trabalhar a pauta de uma forma leve, para que as mulheres possam compreender que a inovação não está ligada somente a soluções que envolvem tecnologia, grandes investimentos e inteligência artificial. Realizar um evento, impulsionar as redes sociais e pequenas mudanças no dia a dia que solucionam problemas, facilitam processos e melhoram a eficiência também são inovações”, explicou.
Do planejamento estratégico ao pitch de soluções
Entre os eventos organizados pelo Sebrae no Inova Penedo, a Oficina de Desenvolvimento Econômico Territorial construiu soluções práticas para os principais setores da economia local, como comércio, turismo, agricultura e economia criativa. Os participantes identificaram os gargalos e oportunidades nas suas áreas de atuação e colaboraram para a criação de uma visão estratégica compartilhada para auxiliar na elaboração de políticas e práticas para impulsionar o crescimento econômico de forma sustentável e integrada, garantindo avanços em toda a cadeia produtiva do município.
As startups que recebem suporte do Sebrae ganharam espaço na programação com a Rodada de Negócios, em que puderam fazer conexões e fechar contratos. Os empreendimentos também tiveram a oportunidade de fazer apresentações rápidas (pitchs) para os participantes da oficina, conectando as soluções inovadoras às demandas da região, como é o caso da Agrosync, que oferece tecnologia de automação de sistemas de irrigação controlados por aplicativo que funciona junto a sensores de umidade, capazes de identificar a necessidade hídrica da plantação, garantindo maior eficiência e redução de custos no campo.

-
No setor de serviços digitais, a Plataforma Timmy une inteligência artificial e consultoria humana para otimizar os serviços de marketing empresarial, com clientes como Sococo, OAB e Maceió Shopping, atuando como facilitador de marketing, planejamento, websites, e-commerce, redes sociais e mercado pago. Já a startup penedense Pilares, mira na otimização da gestão pública, centralizando o controle patrimonial e a gestão de manutenção, reduzindo custos e aumentando a eficiência.
A programação gratuita voltada à tecnologia também tratou de inteligência artificial e sobre como ela pode ser utilizada para facilitar processos das empresas, com a palestra conduzida por Rapha Falcão que levou aos empreendedores de Penedo as tendências globais do mercado. “O Inova Penedo nasceu de uma iniciativa do próprio ecossistema de inovação. Durante as reuniões, o pessoal sempre cobrava a realização de eventos voltados para eles e, com a semana de inovação, trouxemos tudo de uma vez só”, destaca Lucas Leão. Além das oficinas, rodas de conversa, palestras, rodadas de negócios, a programação contou também com hackathon, apresentação de trabalhos científicos, sessão de cinema temática e programação musical, promovido em parceria pela prefeitura de Penedo; governo do estado, através da Secti; Sebrae e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro AL), com participação também do Senac, Ufal, Ifal e escolas da rede pública e privada de Penedo.

