O Sebrae Alagoas concluiu, na última terça-feira (7), a etapa regional da 7ª edição do Concurso de Merendeiras, iniciativa realizada em parceria com o Senac e o Senar, e que tem como objetivo promover a valorização da alimentação escolar através da agricultura familiar, além de incentivar os profissionais da merenda escolar.
A semifinal contou com a participação de 48 receitas de 15 municípios selecionados conforme os critérios estabelecidos no edital. São eles: Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, Girau do Ponciano, São Miguel dos Campos, Piranhas, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Atalaia, Quebrangulo, União dos Palmares, Rio Largo, Teotônio Vilela, Penedo, Jequiá da Praia e Coruripe.

Semifinal no Agreste
A primeira fase da etapa regional foi realizada no Senac Arapiraca, no dia 2 de outubro. Ao todo, quatro merendeiras se destacaram e garantiram vaga na final estadual. Foram elas: Edjane da Silva Santos, de Limoeiro de Anadia, com a receita de risoto dourado com estrogonofe ao molho de biomassa; Andréa Maria dos Santos, de Girau do Ponciano com o macarrão de macaxeira com almôndegas de carne de bode; Francisca Andrade de Lima, de Piranhas, com a torta de frango com batata-doce; e Amara Maria da Silva, de Delmiro Gouveia, com a carne ensopada com entrecasca de melancia.
Já a segunda e última fase da etapa regional aconteceu no Senac Maceió, na última terça-feira (7), com as demais participantes. Entre as classificadas do estado estão Maria Janaína da Silva Venâncio, de Atalaia, com o pirão de macaxeira ralada com chambaril; Rosilda Lourenço da silva, de Rio Largo, com o lombo suíno ao molho de maracujá com arroz, farofa e vinagrete de manga; Sandra Nunes Alves, de Coruripe e su barca de banana da terra; e Ortência dos Santos, de Jequiá da Praia, com a receita do repolho recheado de carne moída com creme de milho.

Etapa Estadual (final)
A etapa estadual será realizada no dia 01 de novembro, em Maceió, reunindo as finalistas das duas etapas regionais. As competidoras deverão reproduzir as receitas inscritas e serão avaliados por três jurados representantes das instituições que apoiam o Concurso: Sebrae Alagoas, Senac e Senar.
Os critérios de avaliação são: sabor, criatividade (inovação e originalidade), aparência, textura e produto da Agricultura Familiar. Em caso de empate, o critério “sabor” será decisivo.
Para a analista do Sebrae Alagoas Tatiana Eigler, as merendeiras aumentam a qualidade das receitas a cada etapa da competição. “É bastante gratificante ver como as merendeiras avançam da etapa municipal para a regional, aprimorando não apenas a montagem e a apresentação dos pratos, mas também o sabor e a criatividade em cada receita. Essa evolução mostra o comprometimento, o talento e o cuidado desses profissionais, que transformam o simples ato de cozinhar em uma verdadeira demonstração de amor e dedicação à alimentação escolar de qualidade”, concluiu.

*Texto sob supervisão

