ASN AL
Compartilhe

Do campo para a mesa: capacitação fortalece agricultura familiar e empreendedorismo no interior de Alagoas

Programa leva conhecimento, padronização de produtos e geração de renda para produtores de cinco municípios
Por Lílian Santos
ASN AL
Compartilhe

No Brasil, a agricultura familiar representa 77% das propriedades rurais. Em Alagoas, são mais de 82 mil estabelecimentos agropecuários, segundo o Censo Agropecuário (2017). Um setor que movimenta cadeias produtivas importantes como apicultura, avicultura, grãos, fruticultura, raízes e tubérculos e que conta com o apoio do Sebrae por meio de projetos como o Empreender no Campo, voltado ao fortalecimento sustentável da agricultura familiar.

Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, produtores de Campestre, União dos Palmares, Joaquim Gomes, Matriz de Camaragibe e Maragogi participaram de uma semana de capacitações com foco em oportunidades de negócio, a partir dos insumos que já produzem. A consultora e nutricionista do Sebrae, Helena Menezes, abordou temas como empreendedorismo sustentável no segmento alimentício, acesso a mercado, finanças e agregação de valor dentro da agricultura familiar.

“É muito importante levarmos conhecimento, inovação e possibilidades de empreender com os produtos da agricultura familiar, pois isso beneficia diretamente as famílias com uma segunda renda e promove o desenvolvimento local”, destaca Pollyana Bellotti, analista do Sebrae Alagoas.

Produtores de cinco municípios participam do programa Empreender no Campo, que leva capacitação, inovação e oportunidades de negócio. Foto: Julio Vasconcelos

Produção que vira renda

Muitos produtos cultivados no campo já são matéria-prima de alimentos como bolos, pães, geleias e doces, mas precisam passar por um processo de padronização e rotulagem para chegar ao mercado. Esse é o caso da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Joaquim Gomes (COOPAF), da qual faz parte a produtora Rosa Pulquério. Com apoio da consultora Helena, a cooperativa está padronizando e rotulando itens como o doce Nego Bom e expandindo a linha de produtos, que inclui bolos de laranja, cacau com banana, cenoura, limão e pães recheados de carne de sol e charque.

“Esse encontro foi muito importante porque trouxe mais esclarecimento para nós, que somos agricultores e também empreendedores individuais. O Sebrae e a nutricionista Helena abriram nossos olhos para novas oportunidades, mostrando que aquilo que a gente planta pode virar um produto com muito mais valor agregado”, conta Rosa.

A consultora do Sebrae e nutricionista, Helena Menezes, orienta produtores sobre como agregar valor e ampliar mercados na agricultura familiar. Foto: Julio Vasconcelos

-

Dos 16 cooperados da COOPAF, 12 são mulheres, o que reforça o protagonismo feminino na agricultura familiar. Em Alagoas, mais de 33 mil estabelecimentos rurais são liderados por mulheres, de acordo com o Censo Agropecuário (2017). Além de plantar, elas estão à frente também dos processos produtivos, fazem gestão e garantem alimento seguro para suas comunidades.

“A capacitação mostrou que produtos como macaxeira, banana e laranja podem ser comercializados também em forma processada, aumentando nossa renda. O Sebrae tem nos ajudado a produzir com qualidade, além de fazer com que a gente tenha meios de escoar nossa produção, vendendo inclusive para a merenda escolar da Prefeitura de Maceió, através do Plano Nacional de Alimentação escolar”, reforça Rosa.

Além do Campo Empreendedor, o Sebrae oferece consultorias técnicas nas áreas de boas práticas agrícolas, apicultura, manejo de aves, caprinos, gestão financeira e acesso ao mercado, dando continuidade ao desenvolvimento dos produtores do campo. Só em 2024 foram mais de 5 mil empreendedores atendidos.

“Nosso trabalho vai muito além da capacitação. Acompanhamos esses empreendedores em várias etapas para garantir que tenham sustentabilidade e comercialização. A agricultura familiar é protagonista na segurança alimentar do estado, e nosso papel é apoiá-los para que cresçam com qualidade e autonomia”, finaliza Pollyana.