Estudantes de todo o país têm até a próxima segunda-feira, 18 de agosto, para se inscrever na 3ª edição do Desafio Liga Jovem, a maior competição brasileira de empreendedorismo e tecnologia voltada para escolas e universidades. Promovida pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, a iniciativa recebe inscrições de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao último ano da Educação Superior.
Para participar, basta formar equipes de dois a cinco estudantes, contar com a orientação de um professor e realizar a inscrição no site oficial. Os grupos devem propor soluções criativas e de impacto social para desafios na escola ou na comunidade, utilizando tecnologia digital ou analógica. Além da chance de conquistar uma viagem internacional de até dez dias, em 2026, os estudantes competem por mais de R$600 mil em prêmios, incluindo vales-compra, notebooks, celulares e uma viagem nacional.
Na etapa estadual, as equipes classificadas ganham R$500 por integrante e professor orientador, além da viagem para a fase nacional. Na grande final, cada categoria premia o 1º lugar com a viagem internacional – inclui imersão em espaços de inovação, atividades culturais e oportunidades de negócios; o 2º lugar recebe notebooks para alunos e orientadores; e o 3º lugar, smartphones. Também há menção honrosa com smartphones e certificados.
Mais do que prêmios, o Desafio Liga Jovem visa empoderar jovens para transformar ideias em soluções, estimulando competências pessoais, acadêmicas e profissionais por meio de uma trilha de aprendizado, formações inspiradoras e dinâmicas inovadoras.
“O Desafio Liga Jovem é uma oportunidade única para despertar o protagonismo e a criatividade dos jovens, incentivando-os a transformar ideias em soluções reais para suas comunidades. Nossa expectativa é ver estudantes de todo o estado colocando em prática o que aprenderam, mostrando que a juventude tem um papel fundamental na construção de um futuro mais inovador e colaborativo, queremos manter Alagoas no destaque nacional e acompanhar de perto o desenvolvimento dos estudantes ao longo da jornada”, destaca Maysa Damasceno, analista do Sebrae Alagoas.

