ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas promove debate sobre Reforma Tributária e orienta empresários para os desafios de 2026

Evento reuniu especialistas para esclarecer impactos práticos, riscos e oportunidades com as mudanças no sistema tributário nacional
Por Lílian Santos
ASN AL
Compartilhe

A partir de 2026, as mudanças trazidas pela Reforma Tributária vão impactar diretamente as empresas de todo o Brasil, desde a emissão de notas fiscais até a formação do preço de produtos e serviços. Para discutir os efeitos práticos e orientar o público-alvo, o Sebrae Alagoas vai promover eventos que possam esclarecer as dúvidas dos empreendedores, como o que aconteceu na última quinta-feira (07). O evento Desvendando a Reforma Tributária – Impactos Reais e Aplicações Práticas, realizado na sede da instituição, reuniu contadores, advogados e empreendedores que atuam diretamente com questões fiscais e regulatórias.

“Planejamos esse evento com o objetivo de sensibilizar os profissionais que serão diretamente impactados pelas mudanças na tributação nacional. O novo sistema começa a valer em 2026, mas já exige uma postura ativa e preparada desde agora”, explica a analista do Sebrae Alagoas, Michely Vieira.

A palestra da noite foi ministrada por Tanísia Marinho Rodrigues, CEO da Azienda Gestão Contábil e especialista em Planejamento Tributário e Contabilidade Digital; e pela advogada e especialista em Direito Tributário, Íris Basílio. Entre os principais temas abordados estiveram: As principais mudanças para os pequenos negócios; cuidados durante a transição entre os sistemas tributários; como a cobrança dos novos tributos (IBS e CBS) poderá afetar negócios optantes pelo Simples Nacional; quando valerá a pena permanecer ou sair do Simples; como a nova sistemática de créditos pode beneficiar ou prejudicar as vendas; entre outros assuntos.

Profissionais e empreendedores lotaram o auditório do Sebrae Alagoas para discutir os impactos práticos da Reforma Tributária. Foto: Julio Vasconcelos

-

Michely reforça que os efeitos da Reforma vão muito além da teoria. “A proposta do Governo é transformar completamente a forma como os tributos sobre o consumo (ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI) são cobrados no Brasil. Isso afeta diretamente o dia a dia das empresas, da emissão da nota fiscal até a precificação final”, pontua.

Presente no evento, a contadora Lucineide Rocha compartilhou sua percepção. “Em um auditório repleto de profissionais da área, ficou claro que a reforma não é apenas uma mudança de regras, mas uma oportunidade de reposicionamento para quem busca inovação, estratégia e visão de negócios. Saí com a certeza de que precisamos estudar, nos aprofundar e agir com rapidez. Quem se especializar agora estará entre os protagonistas dessa nova era”, conclui.

Tanísia Marinho, CEO da Azienda Gestão Contábil, apresentou orientações sobre como a Reforma Tributária pode impactar os pequenos negócios. Foto: Julio Vasconcelos