ASN AL
Compartilhe

Festival de Gastronomia Quilombola movimenta a economia e valoriza a identidade cultural de Água Branca

Com correalização do Sebrae Alagoas, evento já está em sua quarta edição e acontece durante o 20° Festival de Inverno da cidade
Por Vicente Silva*
ASN AL
Compartilhe

O 4° Festival de Gastronomia Quilombola de Água Branca é um verdadeiro convite para experimentar sabores únicos e celebrar a riqueza gastronômica das comunidades quilombolas do sertão alagoano. Com correalização do Sebrae, o evento acontece nos dias 1, 2 e 3 de agosto, das 16h às 22h, na Praça da Igreja Matriz, Centro da cidade.

Por meio da valorização da economia criativa, da inclusão produtiva e do empreendedorismo, a iniciativa fortalece pequenos negócios e promove oportunidades para as famílias quilombolas, gerando renda e ampliando a visibilidade de seus produtos, além de ser uma ferramenta para o desenvolvimento local.

“O Sebrae acredita que ações como essa valorizam a cultura e os saberes das comunidades, promove o sentimento de pertencimento e orgulho de suas origens e fortalece a base para que essas histórias sejam passadas para as futuras gerações sem perder sua essência”, comenta a analista do Sebrae, Lidyane Lira.

Para viabilizar a quarta edição do evento, o Sebrae Alagoas prestou consultorias especializadas em gastronomia quilombola. Essa ação foi realizada nas seis comunidades que comercializarão suas iguarias para a população local e aos turistas que visitam a cidade.

A realização do Festival de Gastronomia Quilombola também conta com o apoio da Prefeitura de Água Branca e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desporto.

Festival de Inverno de Água Branca

Além de gastronomia, o município de Água Branca também recebe, de maneira simultânea e no mesmo período, o 20º Festival de Inverno. A programação inclui trilhas ecológicas, apresentação de quadrilha, visitas a espaços históricos e shows musicais. A programação deve atrair visitantes de toda a região e impulsionar o turismo no sertão alagoano.

Durante os três dias, espaços históricos também estarão disponíveis para visitação, como o Centro Histórico, a Igreja Matriz e a Casa da Baronesa

-

*Texto sob supervisão