ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas fortalece negócios na periferia e impulsiona empreendedorismo inovador

Instituição aposta na inclusão produtiva com programas de aceleração, parcerias estratégicas e capacitações, e com iniciativas voltadas para economia criativa, startups e indústria de games
Por Lilian Santos
ASN AL
Compartilhe

O Sebrae Alagoas tem desempenhado um importante papel no fortalecimento da inovação e inclusão produtiva, impulsionando empreendedores da economia criativa, do setor de startups e da periferia. Em 2024, iniciativas como o Acelera Perifa, Startup Nordeste e o Programa Start Games ampliaram as oportunidades para pequenos negócios e profissionais do estado, que foram conectados a novas possibilidades de mercado.

Alagoas se destacou no ecossistema de inovação com a participação no Programa Startup Nordeste, tendo criado seu próprio programa de aceleração, inspirado nas boas práticas do mercado. Com 27 municípios participantes, Alagoas foi o único estado nordestino a atingir a meta de inscrições no edital Startup Nordeste 2024, uma parceria entre o Sebrae Nacional e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O programa oferece bolsas de até R$ 6.500/mês, por até seis meses, para empreendedores que desenvolvem negócios inovadores.

“O número de startups cadastradas cresceu 40% nos últimos dois anos, e as startups atendidas pela instituição reportaram um aumento médio de 15% no faturamento. Programas como o Sebrae Startup Alagoas oferecem suporte técnico e financeiro para que startups possam validar suas ideias, desenvolver produtos viáveis e, posteriormente, escalar suas operações”, pontuou Washington Lima, analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas. A instituição também realiza eventos sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo e inclusão social e produtiva, trazendo grandes nomes do cenário nacional e local para falar sobre esses temas em Alagoas.

Inclusão produtiva nas periferias e quilombos

Com foco no fortalecimento econômico das comunidades periféricas e quilombolas, o Sebrae Alagoas concluiu a 1ª edição do Acelera Perifa, um projeto piloto realizado nos bairros do Reginaldo, Denisson Menezes e Jacintinho, impactando mais de 300 pessoas. A iniciativa ofereceu mais de 850 horas de orientação e capacitou até 150 empreendedores, com destaque para o público feminino entre 41 e 60 anos.

Os setores mais representados foram alimentação, beleza e estética, e moda. Além de aprimorar o planejamento, o marketing e a gestão financeira dos participantes, a capacitação promoveu um impacto significativo na autoconfiança e autoestima dos empreendedores, especialmente das mulheres.

Ainda voltado para a ampliação das oportunidades de negócios na periferia, o Sebrae Alagoas articulou investimentos com o Investe Favela, de São Paulo, e contratou o Instituto KondZilla para desenvolver projetos de Economia Criativa direcionado para jovens.

A Escola de Criadores, iniciativa voltada para capacitação em audiovisual, influência digital, mídias e redes sociais, recebeu cerca de 200 inscrições, das quais 50 jovens participaram de um primeiro encontro no Sebrae. Após uma análise de perfil, 20 foram selecionados para um acompanhamento intensivo de três meses, garantindo uma formação aprofundada nas principais tendências do mercado digital.

“Nos últimos anos, o Sebrae Alagoas tem consolidado seu papel como agente transformador no ecossistema de inovação e empreendedorismo. Por meio de uma série de ações e programas estratégicos, a instituição tem apoiado empreendedores em diversas fases de desenvolvimento de seus negócios, com foco na criação de soluções inovadoras e escaláveis”, explica Washington Lima.

Indústria de Games

Desde 2022, o Sebrae Alagoas tem impulsionado a indústria de jogos digitais por meio do Programa START GAMES, que mapeou o setor local e ofereceu workshops técnicos para desenvolvedores. Em 2024, a Jornada Cria Jogos se destacou ao capacitar 85 participantes em Maceió e Arapiraca, ampliando o conhecimento sobre o mercado de games e suas oportunidades.

A parceria com o coletivo DEJA (Desenvolvedores de Jogos de Alagoas) foi essencial para conectar os profissionais locais às tendências globais, fortalecendo o ecossistema de games no estado.

O Sebrae Alagoas segue investindo em inovação e inclusão produtiva, consolidando novas parcerias e capacitações para fortalecer o empreendedorismo local, como reforça Washington Lima. “Essas ações não apenas posicionam Alagoas como um pólo emergente de inovação no Brasil, mas também abrem portas para a atuação no mercado internacional. Além disso, exemplificam o compromisso contínuo do Sebrae Alagoas em promover a inovação, apoiar o desenvolvimento de novos negócios e fortalecer setores estratégicos como o audiovisual e a indústria de jogos”, finalizou o analista.