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Negócio de impacto alagoano conquista Prêmio BNDES Garagem

Amitis trabalha com a aplicação de hortas hidropônicas em comunidades vulneráveis e conta com o apoio do Sebrae Alagoas
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
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O grande vencedor do Prêmio BNDES Garagem é de Alagoas, pelo segundo ano consecutivo. A empresa Amitis, startup de impacto que tem como foco o combate à fome em comunidades socioeconomicamente vulneráveis, conquistou o prêmio ao desbancar outros 1.400 negócios inscritos de todo o país. O anúncio dos vencedores ocorreu na semana passada, no Rio de Janeiro, no Teatro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

A Amitis conta com o apoio do Sebrae Alagoas e para a empresária Liliane Vicente, que comanda o negócio com a irmã, essa relação com a instituição foi fundamental para a empresa alcançar a premiação do BNDES. Ela conta ainda que não esperava ganhar a disputa.

“A sensação é inexplicável. Nós não estávamos achando que levaríamos o prêmio por ter sido classificada para a final em último lugar. Mas, apesar desse receio, estava confiante com tudo que foi apresentado naquele pitch. Ali estavam toda a nossa trajetória durante o programa, toda nossa garra, todo nosso impacto, os nossos sonhos e o nosso propósito”, comemora a CEO. No fim, o prêmio veio como coroação de todo trabalho feito ao longo da jornada e eu estou até agora imensamente feliz”, completa.

A Amitis trabalha para minimizar problemáticas relacionadas à fome por meio de suas causas raízes, que são a má distribuição de alimentos, os desperdícios na cadeia produtiva e a baixa renda dos moradores de regiões vulneráveis.

Para solucionar tudo isso, o negócio desenvolveu um sistema de hortas hidropônicas sustentáveis que são instaladas em comunidades de Alagoas e que tem o objetivo de gerar renda por meio dos cultivos, proporcionar soberania alimentar e promover educação ambiental através do exemplo da própria horta. Para garantir a viabilidade financeira do negócio, a Amitis vende esses sistemas para empresas com responsabilidade social, que ganham com isso por realizar práticas ESG dentro da própria organização.

Durante todo o programa, 20 empresas foram selecionadas para participar da aceleração desenvolvida pelo BNDES e apenas as cinco empresas mais bem colocadas passaram para a final, onde apresentaram seus pitchs para uma banca de especialistas em negócios de impacto e concorreram a R$ 20 mil, sendo elas a Amitis, a Olabisi (Bahia), Manas Digitais (Pará), SOL (Rio Grande do Norte) e Visão Coop (Rio de Janeiro). Além da Amitis, mais dois negócios de Alagoas estavam na disputa, mas não avançaram para a final.

A gerente-adjunta de Soluções e Inovações, Áurea Andrade, lembra que a Amitis foi uma das 30 empresas de Alagoas beneficiadas pelo Programa Startup Nordeste, com ações de pré-aceleração, aceleração e investimentos. “O negócio desenvolvido pelas duas irmãs provoca um impacto extremamente positivo nas comunidades que recebem o projeto, gerando a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma.

Liliane Vicente reforça a importância do programa e do Sebrae no crescimento do negócio. “Foi muito importante passar no edital do Startup Nordeste, no momento em que entramos em um processo de expansão muito intenso. Com o programa, melhoramos a logística e a produção. As mentorias nos ajudaram a definir melhor alguns pontos, como os critérios estruturais internos essenciais para escalar”, diz.