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Empresa alagoana é finalista do BNDES Garagem Negócios de Impacto

Amitis desenvolveu sistema de hortas hidropônicas com foco na alimentação justa e de qualidade
Por Guilherme Lamenha - Partners Comunicação
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Pelo segundo ano consecutivo, um negócio de impacto de Alagoas está na final de uma das maiores premiações do segmento, o BNDES Garagem. A iniciativa tem a missão de desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a empreendedores e startups. A finalista alagoana é a empresa Amitis, uma startup de impacto que tem como foco o combate à fome em comunidades socioeconomicamente vulneráveis. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae Alagoas.

“Nós desenvolvemos um sistema de hortas que utiliza a técnica da hidroponia para promover uma alimentação justa e de qualidade”, explica a empresária Lilian Vicente, que tem como sócia a irmã, Liliane. “Hoje temos um modelo baseado no empreendedorismo social com alto potencial de replicação e fácil manuseio”, completa.

Chegar à final do BNDES Garagem, segundo ela, significa muito para a Amitis. “Isso só mostra o quanto desenvolvemos a nossa empresa durante o programa, o quanto mergulhamos de cabeça nele e hoje estamos colhendo os frutos desse aproveitamento. A aceleração em si é diferenciada, pois busca ajudar diretamente na correção dos pontos fracos do negócio, visando seu fortalecimento”, afirma.

As alagoanas contam que ficaram sabendo do programa em 2021, através de uma newsletter que anunciava as inscrições. Elas participaram da seletiva, mas acabaram não entrando. “Resolvemos tentar novamente dois anos depois, por acreditar estarmos mais estruturadas e conseguimos a classificação”, relembra Lilian.

A Amitis foi uma das 45 startups de impacto de todo país selecionadas pelo programa de aceleração do BNDES em 2023. É o terceiro ano do Garagem, desenvolvido pela instituição e executado pelo consórcio formado pelas empresas Artemisia, Wayra e Liga Ventures.

“A relação com os outros negócios foi incrível, pois a aceleração é híbrida. Os momentos presenciais aconteceram no Rio de Janeiro, no prédio do BNDES, e poder ter esse momento de troca com outras startups foi fantástico, pois não só podemos aprender com eles como podemos trocar experiências, ressalta Lilian.

Esse mês a Amitis também chamou a atenção do SharTank do canal Sony, versão brasileira do reality show norte-americano com grandes empresários interessados em dar apoio financeiro a empreendedores criativos. “Estamos extremamente felizes com as oportunidades que o programa está nos oferecendo. Eu e minha sócia adoramos um desafio, quanto maior ele é, melhor pra gente”, diz Lilian.

Ela conta que, desde o começo, as sócias sonhavam em participar do programa, para dar mais visibilidade ao nosso negócio. “Mas também sempre falamos que teria que ser no momento certo, quando estivéssemos mais estruturadas. Esse ano nós decidimos fazer a inscrição. Preenchemos a ficha e, para nossa surpresa, fomos passando por todas as etapas e conseguimos. Não só participamos, como também conseguimos o investimento desejado”, afirma.

Papel do Sebrae

A gerente-adjunta de Soluções e Inovações, Áurea Andrade, lembra que a Amitis foi uma das 30 empresas de Alagoas beneficiadas pelo Programa Startup Nordeste, com ações de pré-aceleração, aceleração e investimentos. “O negócio desenvolvido pelas sócias, que são irmãs, provoca um impacto extremamente positivo nas comunidades que recebem o projeto, gerando a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma.

Liliane Vicente, sócia e CEO da Amitis, reforça a importância do programa e do Sebrae no crescimento do negócio. “Foi muito importante passar no edital do Startup Nordeste, no momento em que entramos em um processo de expansão muito intenso. Com o programa, melhoramos a logística e a produção. As mentorias nos ajudaram a definir melhor alguns pontos, como os critérios estruturais internos essenciais para escalar”, diz Liliane Vicente.

Para a analista Ana Madalena Sandes, gestora de Negócios de Impacto Socioambiental do Sebrae Alagoas, o segredo dos empresários do estado é atuar de forma criativa na transformação da realidade de populações inteiras, através do desenvolvimento econômico e social.

“Esses empreendimentos são iniciativas financeiramente sustentáveis, formalizadas como pequenos negócios, com um foco econômico mas também com um caráter socioambiental. Eles contribuem para melhorar a vida das pessoas, mas não deixam de ser empresários, integrados a um ecossistema consistente com muita responsabilidade com o ambiente, o social e a governança”, afirma.

Ana Madalena explica que os negócios de impacto nascem a partir dos problemas. Procurando saber como as comunidades estão atuando e como a empresa pode trabalhar com elas. “No Brasil e em Alagoas ainda temos muitos problemas sociais e ambientais que precisam ser resolvidos e esses empreendimentos podem ajudar a resolvê-los”, completa.

Para as sócias da Amitis, o Sebrae ocupa um papel importante na história da empresa, oferecendo oportunidades em cada fase do seu desenvolvimento. “A instituição nos impulsiona a crescer com os incentivos concedidos e isso nos ajuda a encontrar formas de escalar nosso negócio para outros estados”, resume Lilian.

Ela ressalta que as soluções oferecidas pelo Sebrae aos empreendedores são essenciais para definir a missão, elaborar as estratégias e focar no posicionamento. “As ferramentas e os serviços de terceiros são disponibilizados de forma muito mais econômica. Nós da Amitis temos muito a agradecer, pois estar com a instituição é saber que tem alguém ali segurando a nossa mão para nos impulsionar”, diz

Os planos para o futuro incluem expandir e crescer. “Pretendemos começar a escalar nossos serviços para outros estados do país, aumentar a nossa equipe, deixar nossa operação ainda mais robusta para oferecermos um serviço potente para solucionar o problema que trabalhamos”, afirma.

“A sociedade está começando a entender o valor social entregue pelos negócios de impacto. O desafio do ESG ou ASG, tanto para os grandes quanto para os pequenos negócios, é informar ao consumidor final que os preços de produtos e serviços não estão ligados apenas aos custos de produção, mas também às entregas sociais, ambientais e de governança exigidas hoje pelo mercado”, opina Keylle Lima, diretor técnico do Sebrae Alagoas

Os pitchs das startups finalistas acontecem durante o Impact Day, na grande final do BNDES Garagem de 2023, no próximo dia 29, no Rio de Janeiro. O vencedor ganha um prêmio de R$ 20 mil.