ASN AL
Compartilhe

Ciclo 2023 do Programa de Agentes Locais de Inovação inicia atividades em Alagoas

Com 41 agentes, ALI atuará com ‘Produtividade’, ‘Transformação Digital’, ‘Ecossistema de Inovação’, ‘Rural’ e ‘Educação Empreendedora’.
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

As organizações e micro e pequenas empresas de Alagoas que querem inovar nos produtos, serviços e processos, de forma sustentável e tecnológica, aumentando a competitividade e a produtividade, já podem contar com o Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), em 2023.

Os agentes abordam as empresas com modalidades e tempo determinado de atuação. ‘Transformação Digital’ e ‘Produtividade’, com ciclo de 18 meses, e ‘Ecossistema de Inovação’, com ciclo de 15 meses, tiveram início no mês de janeiro. Já a ‘Educação Empreendedora’, com ciclo de 8 meses, começará em fevereiro; e a ‘Rural’, com duração de 18 meses, no mês de março.

Em ‘Ecossistema de Inovação’, o Programa abrange diversas instituições e entidades; na ‘Educação Empreendedora’, são atendidas as escolas privadas; nas modalidades ‘Transformação Digital’ e ‘Produtividade’, o ALI atende às microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP); e a modalidade ‘Rural’ é voltada apenas para produtores rurais.

Início das atividades

Durante o ‘Onboarding ALI’, evento de recepção dos novos agentes, realizado na sede do Sebrae, na última sexta-feira (27), o diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, destacou a capilaridade do ALI em 2023, que atingirá regiões como a grande Maceió, Agreste, Sertão e Litoral Sul.

“O ALI terá essa força de ser um agente que vai aonde a gente não estava indo, capilarizando o nosso esforço de construir relacionamentos. O Programa parte exatamente desse princípio de despertar o interesse pela inovação. O ‘L’ do ALI é muito importante por focar na localidade, na proximidade com a cercania de onde não chagávamos, nos territórios e segmentos que não alcançávamos. O ‘I’ é fundamental, se a gente pensar no desafio que o País tem de melhorar a produtividade e a competitividade, caminhando na direção das novas economias”, afirmou Vinicius.

Um dos agentes desse ciclo do ALI Produtividade é Leandro Lima, que considera o Programa ALI uma solução importante para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Eu já tinha esse ímpeto de trabalhar com essas empresas e iniciei essa experiência ainda na faculdade, trabalhando com empresas júnior. O ALI Produtividade traz uma metodologia que se enquadra muito bem às necessidades das empresas alagoanas, trabalhando ferramentas para

diminuir custos, elevar o lucro e aumentar a produtividade nas empresas de qualquer setor. A ideia é fazer com que as empresas deem o passo seguinte, que é o crescimento”, pontuou.

O analista de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Vitor Pereira, também reforçou a importância do ALI em 2023, que levará mais inovação para as empresas alagoanas.

“Todas as regiões do Estado contarão com o ALI. O agente é ‘Local’, porque tem que estar em campo, presente na realidade das empresas e dos produtores rurais. É o maior programa de inovação do País e, em Alagoas, estamos trabalhando bastante a inovação através dos ecossistemas e do ambiente favorável à inovação. O ALI é o elo entre os provedores de solução e o cliente final, que é o cliente Sebrae”, concluiu Vitor.

As empresas e organizações que tenham interesse em participar do Programa ALI, recebendo os agentes nos seus empreendimentos, podem ligar gratuitamente para 0800 570 0800.

  • agentes
  • inovação