ASN AL
Compartilhe

Sebrae recebe economista-chefe do Banco Mundial para discutir ambiente de negócios em Alagoas

No encontro, foi alinhada a possibilidade de novos diálogos que incluam um recorte específico sobre os pequenos negócios e o futuro da região
Por Guilherme Lamenha
ASN AL
Compartilhe

O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, recebeu a economista-chefe do Banco Mundial no Brasil, Dra. Shireen Mahdi, na tarde desta terça-feira (28). Ela vem realizando uma série de reuniões e visitas focadas na melhoria da gestão pública e na eficiência fiscal no estado de Alagoas. A visita faz parte das iniciativas do Banco Mundial em parceria com o Governo do Estado.

Durante a reunião, eles discutiram as ações voltadas para os pequenos negócios e seus impactos na produtividade, geração de empregos de qualidade e inovação. A Dra. Mahdi destacou a importância dessas iniciativas para fortalecer o ambiente de negócios e promover o empreendedorismo, especialmente entre as mulheres e os segmentos mais vulneráveis.

O Banco Mundial e o Sebrae Nacional estão colaborando na construção de um novo plano de trabalho, focado na melhoria do ambiente de negócios, empreendedorismo feminino e indicadores de impacto. Além disso, o Banco Mundial manifestou interesse em realizar novas rodadas de pesquisa para o relatório Business Ready (B-READY), a nova publicação de destaque que avalia o ambiente de negócios e o clima de investimentos em diversas economias globais. O relatório analisa o quadro regulatório e os serviços públicos direcionados às empresas, bem como a eficiência com que esses elementos são combinados na prática.

No segundo semestre, o Banco Mundial deve publicar uma avaliação da economia regional, incluindo Alagoas. Durante o encontro com o diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, foi alinhada a possibilidade de novos diálogos que possam incluir um recorte específico sobre os pequenos negócios e o futuro da região.

Uma das perguntas-chave que orientaram a discussão foi sobre as alternativas de incentivos pós-reforma tributária. As discussões abrangeram temas como atração de investimentos, retenção e atração de talentos, geração de negócios competitivos e inovadores, além de explorar as fronteiras da bioeconomia, transição energética e descarbonização, economia digital e a transformação da base produtiva tradicional, caracterizada por uma baixa taxa média de produtividade, inovação e internacionalização.

A visita da Dra. Mahdi a Alagoas reforça o compromisso do Banco Mundial em apoiar o desenvolvimento econômico sustentável e a inovação, promovendo um ambiente favorável para o crescimento dos pequenos negócios e a melhoria da qualidade de vida na região.

-