ASN AL
Compartilhe

IBGE debate pesquisas em empresas e estreita laços com setor produtivo

Evento na sede do Sebrae, em Maceió, integra projeto Diálogos Externos e abordou economia alagoana
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

O auditório do Sebrae, em Maceió, foi palco para o evento “Diálogos Externos IBGE: A importância das pesquisas em empresas para a economia de Alagoas”, promovido pela superintendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no estado, na manhã desta quarta-feira (3).

O encontro reuniu empresários, contadores e a sociedade em geral para tratar sobre o cenário econômico atual e as perspectivas futuras para a indústria, comércio, serviços e construção civil – setores cruciais para geração de emprego e renda da população. O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, parabenizou a instituição que celebrou 80 anos, no mês de maio, e destacou a importância do evento.

“Conhecemos o papel fundamental do IBGE, muito além da entidade que coleta, capta, analisa e disponibiliza dados, mas pelo seu papel de contribuição para a sociedade democrática. Nós estamos vivendo um momento de crise no mundo e isso afeta a democracia”, afirma Lages.

“Diálogos Externos IBGE” representa um novo modelo de relacionamento com colaboradores e parceiros do Instituto, que visa incentivar a tomada de decisões mais precisas e a preparação estratégica no setor, além de buscar melhorar a compreensão e o uso dos dados econômicos divulgados pelo IBGE.

Segundo Vinicius Lages, para o desenvolvimento dos pequenos negócios é preciso conhecer muito mais do que os dados internos de uma empresa, é preciso entender a economia como um todo, num dado momento e o IBGE tem papel fundamental nesse processo.

“Para nós, essa análise entre o dado micro da firma e o dado do contexto socioeconômico mais amplo se tornou fundamental. O desenvolvimento é muito dimensional e é a partir das pesquisas do IBGE que nós vamos compreender tanto a realidade social, fiscal, tributária, como a realidade econômica, ambiental e a dinâmica dos desenvolvimentos do país.”, destaca.

O evento contou com palestras e um painel de discussão com o objetivo de fortalecer a cooperação entre aqueles que fornecem e os que utilizam os dados das pesquisas. O superintendente do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório Jr., recepcionou os empresários e lembrou que o diálogo é essencial para o desenvolvimento regional, permitindo um aprimoramento contínuo das pesquisas empresariais no estado e um entendimento mais profundo das dinâmicas econômicas locais.

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da Fecomércio de Alagoas, Valdomiro Feitosa; o conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Nicolas Nascimento; contador-geral do Estado, Ricardo Holanda; o coordenador nacional de pesquisas econômicas do Sebrae Nacional, Alessandro Pinheiro, e de forma remota a Secretária de Estado da Fazenda, Renata Santos.