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Sebrae registra mais de 628 mil atendimentos em 2024 e reforça compromisso com o empreendedorismo

Destaque para o aumento na recorrência de atendimentos e apoio significativo a pequenos negócios que contribuem com o crescimento da economia alagoana
Por Lilian Santos
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Em 2024, o Sebrae Alagoas alcançou um marco expressivo: mais de 628 mil atendimentos realizados para pessoas físicas, jurídicas, microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Esses números refletem o compromisso da instituição em promover o crescimento sustentável do empreendedorismo, fortalecendo a competitividade e a economia alagoana.

Foram atendidos mais de 219 mil clientes, incluindo 110 mil pequenos negócios e 72 mil MEIs. Em termos percentuais, 60,16% das Micro e Pequenas Empresas receberam mais de um atendimento, superando a meta inicial de 50% de recorrência. Além disso, 45,86% do total de MEs e EPPs de Alagoas foram atendidos, ultrapassando a meta de 27,50%.

De acordo com Júlio Enders, analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Alagoas, os resultados refletem a eficácia das estratégias adotadas. “Esse desempenho de superação de metas e volumes de atendimentos foi impulsionado em grande parte pela ampliação e fortalecimento dos canais digitais e do atendimento remoto. Ferramentas digitais nos permitiram estar ainda mais próximos dos pequenos negócios, superando barreiras geográficas e otimizando o acesso a soluções que fomentam a competitividade e a inovação”, destacou Júlio Enders.

Reconhecimento e impacto

Além de ter alcançado números de destaque, um reconhecimento importante veio através do projeto “Histórias de Quem Atende”, prêmio do Sebrae Nacional de valorização dos profissionais que estão na linha de frente no atendimento aos clientes. Na categoria NPS (Net Promoter Score), o Sebrae Alagoas conquistou o primeiro lugar, com uma taxa de 91,73% de satisfação e recomendação dos clientes pelos serviços prestados.

O trabalho realizado na linha de frente do Sebrae alcançou 109.023 pessoas físicas, 31.476 microempresas e 7.238 empresas de pequeno porte. Entre os destaques, está o aumento de 23,16% na produtividade das micro e pequenas empresas (MPEs) atendidas, e o impacto positivo em 5,64% dos estudantes do estado por meio do programa Educação Empreendedora.

“Esses números não são apenas dados; são histórias de transformação e sucesso. Reafirmam a importância de continuarmos investindo em tecnologias e estratégias de atendimento para oferecer soluções assertivas e resultados significativos a cada empreendedor alagoano”, reforçou o analista.

O Sebrae Alagoas também consolidou sua atuação estratégica em setores econômicos essenciais. No Agronegócio, 5.716 empreendedores foram atendidos em 14.374 interações. O setor da Indústria contou com 16.036 empreendedores, totalizando 69.951 atendimentos. No Comércio, foram 40.561 empreendedores atendidos em 160.935 interações, enquanto o setor de Serviços foi o mais abrangente, com 48.550 empreendedores atendidos em 174.531 ocasiões.

Expectativas para 2025

As metas para 2025 reforçam o compromisso do Sebrae Alagoas com a sustentabilidade, inclusão e desenvolvimento regional. O foco no cliente continuará sendo o centro das estratégias, com a personalização de experiências e a ampliação do atendimento às MEs e EPPs.

A expectativa é consolidar o empreendedorismo transformador como alicerce para o crescimento sustentável de Alagoas, por meio de iniciativas que priorizam o uso de tecnologias avançadas, governança integrada e valorização das características regionais que prometem transformar desafios em novas oportunidades.