O Sebrae Alagoas realizou na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, Patrimônio Cultural do Mercosul, a ação de planejamento de ações para 2023 com foco nos pequenos negócios liderados por afroempreendedores alagoanos. Esse encontro também teve a missão de realizar um balanço das ações desenvolvidas em 2022. O grupo de afroempreendedores se reuniu na última segunda (05) para fazer uma reflexão dessas atividades e também trabalhar os pontos de melhoria.
A analista da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae Alagoas, Ana Madalena Sandes, ressaltou algumas ações feitas pela instituição em 2022, incluindo a oferta de consultorias, capacitações, missões e participação dos afroempreendedores alagoanos em diversas feiras de negócios.
“A maioria das pessoas que estão no afroempreendedorismo é composta por mulheres e boa parte delas iniciou seu negócio por necessidade. As pessoas que são afroempreendedoras pensam em sair dessa visão de somente serem enxergadas como um negócio de economia criativa, incluindo artesanato, comida e manifestações culturais. Isso é algo muito forte, mas existe muito mais além dessa demanda”, pontuou Ana Madalena.
“Alagoas é uma terra que possui uma história de resistência muito forte devido à Serra da Barriga e dessa forma é muito importante rememorar, reforçar e valorizar toda essa história. Ainda lembrando que a maioria da população brasileira se autodeclara negra, dessa forma, contribuir com o afroempreendedorismo, é contribuir com a derrubada do racismo estrutural”, concluiu Ana Madalena.
Para 2023, a analista destaca que uma das principais iniciativas que será desenvolvida em Alagoas é o Programa Inova Black, que promoverá ações de inovação para afroempreendedores.

