ASN AL
Compartilhe

Sebrae participa de inauguração do Centro de Referência Alagoas Feita à Mão 

O espaço é dedicado à promoção e apoio aos artesãos locais, com infraestrutura para reuniões, oficinas e comercialização
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, participou da inauguração do Centro de Referência Alagoas Feita à Mão, na tarde desta terça-feira (16). O espaço fica localizado na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, e representa uma importante conquista para o artesanato alagoano.

O Centro de Referência Alagoas Feita à Mão é um espaço dedicado à promoção e apoio aos artesãos locais. Com áreas expositivas, salas para reuniões e oficinas, além de um espaço de comercialização, o centro oferece aos artesãos uma infraestrutura completa para desenvolver e valorizar suas produções. Entre os serviços disponibilizados, destaca-se a emissão e renovação da Carteira Nacional do Artesão, fundamental para a profissionalização dos trabalhadores do setor.

Vinicius Lages destacou a importância do Sebrae no apoio ao artesanato local, reforçando o compromisso da instituição em impulsionar a economia criativa do estado. “Alagoas tem uma enorme acervo em mestres, uma longa tradição artesanal. E já estava merecendo ter um lugar para visitação, para honrar essas pessoas e a nossa história. Nós apoiamos o artesanato há mais ou menos umas três décadas e a gente vê aqui um amadurecimento muito grande, tanto do posicionamento de imagem desses produtos, mas sobretudo no reconhecimento a esses talentos. Então é muito bom ver o Governo do Estado lançar esse espaço”, explica Lages, ao parabenizar o governo pela iniciativa.

A exposição inaugural “Do Coração Para as Mãos” trouxe ao público uma amostra significativa da riqueza do artesanato alagoano, com obras de grandes nomes do setor e uma diversidade de técnicas e materiais diversos como madeira, linhas, palhas e barro. Dividida em três etapas — naturais crus, naturais revestidos e tramas — a mostra celebrou a criatividade e habilidade dos artesãos, proporcionando uma experiência envolvente aos visitantes.

“Nós apoiamos a cadeia produtiva do artesanato em todas as etapas, acompanhando artesãos e grupos produtivos em todas as etapas, desde a capacitação, orientação, comercialização e participação em grande eventos do segmento”, explica a gestora do programa de Artesanato do Sebrae, Marina Gatto.

*Com informações da Agência Alagoas