ASN AL
Compartilhe

Sebrae e Semarh discutem retomada de convênio para fortalecer cooperativas de reciclagem em Alagoas

Instituições realizam diagnóstico de cooperativas e associações para estruturar convênio que deverá beneficiar 51 municípios do estado
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

Com a missão de retomar a estruturação de um novo convênio para fortalecer cooperativas e associações de reciclagem de resíduos sólidos no estado, a Diretoria Executiva do Sebrae Alagoas recebeu, na última sexta-feira (19), em sua sede, em Maceió, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL).

O convênio buscará promover a inserção social dos integrantes das cooperativas e núcleos de reciclagem de Alagoas e contribuir com o desenvolvimento econômico das unidades de materiais recicláveis em 51 municípios alagoanos.

A proposta é fazer com que os membros de cooperativas e associações entendam a atividade como negócio. Será ofertado apoio técnico por meio da realização de oficinas, consultorias e capacitações para melhoria do serviço nas unidades para aumentar a coleta seletiva nos municípios alagoanos e realizar a transformação dos resíduos, além da inclusão de pessoas em toda a cadeia produtiva.

Atualmente, o Sebrae realiza um diagnóstico utilizando questionários para levantar as principais necessidades das cooperativas: estrutura física, quantidade e tipos de equipamentos, condições de trabalho dos catadores e dados sobre renda. A expectativa é que o convênio seja efetivado no mês de novembro.

O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, destacou que essa parceria poderá ser retomada como um instrumento que pode ir além da gestão das unidades enquanto micro e pequenas empresas, atuando, também, contra o analfabetismo de cooperados. “Além da parte técnica, queremos incluir alguma solução de educação para essas comunidades que estarão envolvidas no convênio. Isso é essencial, já que eles também poderão trabalhar com equipamentos de alta tecnologia e que exigirão deles um conhecimento maior”, afirma.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César, é preciso buscar ainda mais parceiros para a retomada do projeto, sobretudo na parte de capacitação. “Podemos discutir isso com a Secretaria de Educação, sobre a questão da coleta seletiva nas escolas e sobre a implantação de algum projeto semelhante ao ‘Projovem’, para capacitar os cooperados na área de educação. Existem várias formas de construir isso. Temos que dar continuidade a tudo o que já foi traçado”, conclui.

Também participaram da reunião o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Roberval Cabral; a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca; a analista do Sebrae Alagoas, Agda França, e a coordenadora de Resíduos Sólidos da Semarh/AL, Elaine Melo.

  • Coleta seletiva